Ronald Augusto fala no IEL sobre os caminhos da literatura de autoria negra desde Oliveira Silveira
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Reprodução
O Instituto Estadual do Livro (IEL) promove a palestra Literatura negra ontem e hoje, com o professor, poeta e crítico Ronald Augusto. A atividade, gratuita, ocorre no dia 27 de agosto (quarta-feira), às 19h, na sede do IEL (Rua André Puente, 318 — Porto Alegre/RS). A palestra abordará as permanências e transformações poéticas e políticas da literatura negra no Brasil, desde a época do poeta, professor e ativista gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009) até as dinâmicas atuais.
Serão emitidos certificados para os participantes.
Sobre o palestrante
Ronald Augusto é formado em Filosofia pela UFRGS, mestre em Letras e doutorando em Letras na mesma instituição, com tese em andamento dedicada à obra de Oliveira Silveira. Foi o organizador de Oliveira Silveira: poesia reunida, obra publicada pelo IEL em 2012 e reeditada em 2022, e de Oliveira Silveira: breve fortuna crítico-afetiva (IEL, 2022). É autor de, entre outros, Homem ao rubro (1983), Puya (1987), Vá de valha (1992), Confissões aplicadas (2004), Cair de costas (2012), Empresto do visitante (2013), À Ipásia que o espera (2016), O leitor desobediente (2020), 120 poemas: antologia (2022, lançado como parte da Coleção Literatura Negra) e A contragosto do solo (2020).
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
