A pipa e o piá

Com ilustrações de Daniel Kondo, livro de Volnei Canônica aborda infância, migração, sonhos e o voo da imaginação

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Roger Mello

Inspirado na fotografia de uma criança empinando pipa, o novo livro de Volnei Canônica, A pipa e o piá, nasce do desejo do autor de dar voz às infâncias que atravessam fronteiras e constroem novas histórias longe da terra natal. Mais que um brinquedo, a pipa torna-se metáfora de liberdade, conexão e pertencimento: atravessa céus, conecta países, culturas e gerações, lembrando que o mundo é casa de todos.

“Fiquei muito mobilizado pela migração de senegaleses e outros imigrantes ao Brasil nos últimos anos. Quis contar a história de um pai senegalês e um filho gaúcho, e a pipa apareceu como símbolo de liberdade. Descobri que as cores das bandeiras do Senegal e do Rio Grande do Sul são as mesmas, e isso me inspirou a refletir que, se fosse apenas uma questão de cores e símbolos, eles já estariam em seu território aqui”, explica o autor.

Para Daniel Kondo, que assina o projeto gráfico e as ilustrações, o desafio foi criar imagens que traduzissem delicadeza e acolhimento: “Gosto de histórias que criam pontes. Trabalhei para que cada traço respeitasse o silêncio das imagens e a força do simples, como numa conversa entre pai e filho, feita de pausas e escutas.”

A pipa e o piá ganha lançamento oficial no dia 14 de setembro, às 15h, no Instituto de Leitura Quindim (Shopping Villagio Caxias, em Caxias do Sul/RS). Volnei seguirá com datas de lançamento do livro nos dias 20 de setembro, em São Paulo/SP; 11 de outubro, no Rio de Janeiro/RJ; e 25 de outubro, em Porto Alegre/RS.

Sobre o autor
Volnei Canônica é gaúcho de Caxias do Sul. Produtor cultural, diretor de teatro, escritor, presidente do Instituto de Leitura Quindim, ex-secretário executivo e ex-diretor da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura. Formado em Comunicação Social – Relações Públicas, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil e em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo. Possui cinco livros publicados e suas obras já receberam diversos prêmios, como: Prêmio Sylvia Orthof – Melhor Livro Infantil da Fundação Biblioteca Nacional, Selo Distinção da Cátedra Unesco de Leitura, Prêmio Image of the Book (XIV Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros, na Rússia), The White Ravens (Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, Alemanha), 30 Melhores Livros Infantis do Ano da Revista Crescer, Selo Altamente Recomendável da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Prêmio Caribé (Fundação Biblioteca Nacional). Também foi selecionado para a shortlist do Nami Concours, na Coreia do Sul, participando de uma exposição e do catálogo internacional do concurso.

Sobre o ilustrador
Daniel Kondo nasceu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, é descendente de japoneses e atualmente vive em Punta del Este, no Uruguai. Designer gráfico e ilustrador, destaca-se pela habilidade de articular referências culturais brasileiras, japonesas e contemporâneas em um estilo próprio, premiado e amplamente reconhecido. Vencedor de prêmios como Jabuti de Melhor Livro Infantil, Prêmio Cátedra Unesco de Leitura, Prêmio João-de-Barro e Prêmio FNLIJ Orígenes Lessa. No cenário internacional, teve obras selecionadas para o catálogo The BRAW Amazing Bookshelf da Feira de Bolonha e recebeu a Menção Honrosa New Horizons. Daniel também é parceiro em livros de grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Lulu Santos, Djavan e Fernanda Takai.

A pipa e o piá
Volnei Canônica, ils. Daniel Kondo
40 p.
R$ 70
Editora Perabook
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário