José Luis Marasco Cavalheiro Leite apresenta nova coleção de contos em livro editado pela Ardotempo
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Divulgação
José Luís Marasco Cavalheiro Leite, advogado e professor de Direito, não é um principiante na literatura, seja no âmbito jurídico, seja no da literatura de ficção. Em 2013, publicou Rastros num caminho – jogos de ficção e realidade, uma coleção de contos, que já deixava evidente a qualidade literária do autor e a sua particular destreza em relação ao gênero do conto. Agora, doze anos depois dessa primeira publicação, vem à luz esta nova coleção de contos do autor.
Editada pela Ardotempo, a publicação tem capa e projeto gráfico do artista Alfredo Aquino, prefácio de Antônio Hohlfeldt e fotografias de Luiz Carlos Vaz e Paulo Rosa. Em cada conto, em cada página, o leitor poderá encontrar situações ora engraçadas, ora dramáticas, ou que requeiram introspecção. Mas uma coisa é certa, sempre será surpreendido e, no mínimo, assumirá por vezes também o papel agradável de um leitor comum.
O Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, Oscar José Echenique Magalhães, comenta sobre essa nova incursão do autor: “Os escritos reunidos em Um leitor comum nos proporcionam, além de uma estrutura literária construída com maestria e da riqueza cultural que lhes imprime o autor, uma percepção aguda da condição humana que, em contextos diversos, acolhe com cumplicidade o que nela pode haver de contraditório, de frustrado, de sofrido, de fútil ou mesmo de risível, ao lado do que pode ter de grandeza, de dignidade, de beleza, em narrativas sempre filtradas por um sutil senso de humor e marcadas por um apreço pelas coisas simples e verdadeiras”.
Sobre o Marasco escritor, o escritor Aldyr Garcia Schlee já dissera: “O texto dele, por sua fidelidade ao humano, trata de seus personagens com cuidado, preservando-lhes a integralidade com um toque de admiração pelo viver e de celebração pela vida; mas não sem um breve sopro de fina ironia, de surpreendente e leve mordacidade. Nele cabem os sentimentos em doses contidas, medidas pela capacidade de um humor quase corrosivo denunciar e abrandar todo o melodramático. É tudo uma questão de gosto: de saber escrever e de saber ler”.
Sobre o autor
José Luís Marasco Cavalheiro Leite é graduado em Direito e em Filosofia e pós-graduado em Sociologia pela Universidade de Manitoba, Canadá. Por mais de quarenta anos exerceu o magistério de nível superior, nas Universidades Federal e Católica, de Pelotas. Autor de um livro de crônicas extraídas de suas colaborações na imprensa de Pelotas, chamado Pontos de Vista. Foi cronista de teatro, no Diário Popular de Pelotas, com a coluna Poltrona 1. É autor do livro de Direito Compreensão da Responsabilidade Civil, além de artigos publicados em revistas jurídicas. Na área da ficção literária, publicou o livro Rastros num Caminho, Jogos de Ficção e Realidade.

Um leitor comum
José Luís Marasco Cavalheiro Leite
112 p.
R$ 50
Edições Ardotempo
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
