Um livro de surpresas e absurdos

Com ilustrações da gaúcha Ana Thomas Terra, ‘Filomena sabe tudo’ é um convite à imaginação e à liberdade criativa

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Reprodução

Escrita pela carioca Graziela Bozano Hetzel e ilustrada pela gaúcha Ana Thomas Terra, Filomena sabe tudo é uma obra que explora o universo da curiosidade, do humor e da criatividade em 40 páginas repletas de provocações criativas e divertidas. Por exemplo, o gambá, fedorento, colocou perfume na flor? Ou quem seria o responsável por tal feito? O texto explora o elemento surpresa, levando o leitor a refletir sobre o absurdo e o engraçado das situações propostas.

O diálogo do texto com as artes conduz a leitura com cenas inesperadas e bem-humoradas, como a transformação da lagarta em borboleta ou o gato curioso observando o peixe no aquário. Esses detalhes visuais não apenas reforçam as situações descritas, mas também ampliam as possibilidades de interpretação e imaginação.

Reprodução

A estrutura do livro, com perguntas em uma página e respostas na página seguinte, torna a leitura ideal para ser compartilhada, seja entre crianças, seja entre estas e adultos. Se a leitura for feita por uma criança não alfabetizada, ela terá a oportunidade de criar suas próprias perguntas para as respostas que Filomena, a protagonista, desenha na lousa. Já para crianças alfabetizadas ou em uma leitura compartilhada, as possibilidades de interação se multiplicam, com novas perguntas e respostas sendo inventadas, o que torna cada leitura uma experiência única.

Filomena sabe tudo está à venda nas livrarias e no site da editora Palavras Educação por R$ 76,50.

Sobre a autora
Nascida no Rio de Janeiro, onde viveu até alguns anos atrás. Quando era menina, sempre gostou de ouvir as histórias que sua avó e seu pai contavam. Viajava naquelas histórias, elas davam asas à sua imaginação e ela não via a hora de aprender a ler. Daí a começar a escrever foi um pulo. Escrever passou a ser o seu modo de dar voz a todos os seus personagens, de falar de coisas sérias ou divertidas, e de levar seus leitores para viajar consigo nas histórias que escreve. Tem 28 livros publicados no Brasil, 3 nos Estados Unidos e 2 na Alemanha. Ganhou muitos prêmios importantes, entre eles o Prêmio Jabuti, da CBL, o Prêmio FNLIJ, na categoria O Melhor Livro para Criança, o Prêmio Alejandro José Cabassa, da UBE, e esta na Lista de Honra do IBBY.

Sobre a ilustradora
Ana Thomas Terra tem mais de 60 livros publicados. Participou de exposições como gravurista da Semana de Arte de Clamart (França) e da Jornada da Estampa Contemporânea, em Paris, onde fez formação em Filoarte e Acompanhante de gestantes, desenvolvendo um trabalho que mistura literatura, arte e ancestralidade. Começou a ilustrar livros em 2004, com uma personagem que se chamava Filomena, e essa coincidência foi muito especial, pois aconteceu justamente quando completou 20 anos de carreira.

Filomena sabe tudo
Graziela Bozano Hetzel, ils. Ana Thomas Terra
40 p.
R$ 76,50
Palavras Educação
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário