Obra infantojuvenil bilíngue é o último livro escrito por José Clemente Pozenato, falecido em 2024
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Divulgação
Quatro primos curiosos viajam ao descobrir o sonho de um lugar encantado, onde tudo é fartura e alegria: o país da cocanha. Assim começa a história deste que é considerado o último livro escrito por José Clemente Pozenato, autor falecido em 2024, lançado recentemente e já disponível para os leitores na livraria Do Arco da Velha, na Livraria da UCS, na Editora Pozenato (pelas redes @editorapozenato ou WhatsApp 54 3229.4543) e na livraria Letture em Chapecó, Santa Catarina. Inspirado na história da imigração italiana, o livro mistura fantasia e memória em uma narrativa leve, divertida e cheia de afeto. As ilustrações são de autoria da dupla Gio e Doug.
Além de ser bilíngue (Português e Talian) e ter duas capas diferentes — a segunda, sob o título El Favoloso Paese Dela Cucagna —, o livro conta ainda com um audiolivro, narrado por crianças, possibilitando que as pessoas tenham acesso à narrativa, personagens e cenários descritos no formato de uma radionovela. Participam do formato: a professora Ariela Boldrin Baggio e os alunos João Victor Menegat Daniel, Tainara Menegat Rossi, Valentina Sonda Sonda, Brayan Tonello, Luís Miguel Dall’Agnol Marin e Andrielli Fortunatti Reginatto.
Pozenato foi um dos seus expoentes na literatura e pesquisa dedicada à imigração italiana no Estado, sendo autor de livros como O Quatrilho, que ganhou uma adaptação cinematográfica e foi indicado ao Oscar em 1996, A Cocanha e A Babilônia.
Viúva de Pozenato, Kenia Maria Menegotto Pozenato, também escritora, historiadora e professora, explica que a nova obra é muito importante, porque dá continuidade ao sonho do marido, que era transmitir também ao público infantil a saga da imigração italiana no Rio Grande do Sul:
“Ele abraçou este projeto com grande carinho e agora está se concretizando. Nela estão representados os quatro pilares do progresso desta região: a vitivinicultura, a agricultura, a metalurgia e a pecuária. É a história da região apresentada de forma lúdica”, expressa. Kenia revela que, além dessa narrativa, o autor deixou outras obras inéditas, que a família pretende tornar públicas, através da Editora Pozenato.
O Fabuloso País da Cocanha/El Favoloso Paese Dela Cucagna foi publicado com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. O projeto conta com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon, da Randoncorp e do Villagio Caxias.
Sobre o autor
Nascido em 1938, em São Francisco de Paula, foi morar em Caxias do Sul ainda jovem, onde se tornou professor e dedicou sua vida à literatura. Começou escrevendo poesias e depois passou a criar histórias de mistério e romances inspirados na imigração italiana no Brasil. Sua obra mais famosa, O Quatrilho, virou filme e foi indicado ao Oscar. Ele também escreveu para crianças, como nos livros O Jacaré da Lagoa, Pisca-tudo e O Trem do Papai Noel. Além de escritor, trabalhou muito pela cultura da cidade e do Estado. Foi secretário da cultura e criou cursos importantes na Universidade. Recebeu muitos prêmios e homenagens, inclusive o título italiano de Cavaliere. Traduziu grandes clássicos como O Inferno, de Dante, e Os Triunfos, de Petrarca. Faleceu em 2024, deixando um legado valioso de histórias, poesias e amor pelos livros.
Sobre os ilustradores
Desde 2009, Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso formam uma dupla que lidera a Gio e Doug Artes, um estúdio criativo dedicado à arte e à cultura. Formados em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul, desenvolvem projetos que entrelaçam literatura, teatro, música e artes visuais. Ministram oficinas e cursos para todas as idades, promovendo a criatividade e a conexão com a natureza. Publicaram três livros autorais — Da Pureza: uma viagem pelo mundo do simples, Voos da Alma e Lova — e já ilustraram mais de 20 obras de outros autores.

O Fabuloso País da Cocanha/El Favoloso Paese Dela Cucagna
José Clemente Pozenato
36 p.
R$ 53
Editora Pozenato
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
