A nudez de Afrodite

Cláudio Moreno revisita os mitos antigos para entender dilemas modernos e apresenta sessenta narrativas que revelam o quanto ainda somos gregos

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Divulgação

Apesar da distância temporal que nos separa da Grécia Antiga, ao longo dos séculos filósofos, pintores e escritores vêm retratando a mitologia grega e examinando-a sob a perspectiva de seu tempo. Em A nudez de Afrodite, Cláudio Moreno apresenta crônicas que revisitam essas histórias, não para recontá-las, mas para reinterpretá-las à luz das questões atuais da humanidade, trazendo à tona os dilemas de gerações passadas que são, fundamentalmente, os mesmos da atualidade.

A obra já está à venda no site da Editora Record por R$ 54,90.

Perséfone é forçada a crescer pela dor e pela perda. Jasão e os argonautas ressaltam a coragem que cada um carrega consigo e que se revela quando os riscos no caminho são enfrentados. Cada uma das sessenta crônicas é uma reflexão sobre temas que atravessam os séculos: a complexa relação entre pais e filhos e entre o homem e a mulher; a vida e a morte; as agruras do amadurecimento; a beleza e a arte; a busca insaciável pela imortalidade e suas consequências; o dilema entre destino e livre-arbítrio; e, acima de tudo, o amor.

Entre mitos e realidade, entre passado e presente, A nudez de Afrodite refaz as perguntas elaboradas na Grécia Antiga e revela como elas foram respondidas e apropriadas ao longo do tempo. Cabe ao leitor questionar a si mesmo e ao mundo ao seu redor, a fim de entender como poderia encontrar soluções para as mesmas questões, tomando como inspiração as histórias que moldaram a cultura ocidental ao longo dos séculos.

Sobre o autor
Cláudio Moreno, gaúcho de Rio Grande, é licenciado em Língua e Literatura Gregas, mestre em Língua Portuguesa e doutor em Letras. Foi docente da UFRGS, onde ministrou várias disciplinas nos cursos de Letras, Jornalismo e Comunicação. É autor da narrativa Troia: o romance de uma guerra e de dois livros de crônicas sobre a Antiguidade Clássica: Um rio que vem da Grécia e Noites Gregas (Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores de 2016), além de várias obras sobre gramática, redação, retórica e etimologia. Também colaborou para a revista Mundo Estranho e o jornal Zero Hora, além de ser o criador do site Sua Língua. Atualmente, ministra cursos e palestras sobre mitologia grega e literatura clássica, além de ser guia cultural de excursões aos locais míticos mais importantes da Grécia, da Sicília e da Turquia. Em 2019, lançou o podcast Noites Gregas, mantido regularmente até hoje.

A nudez de Afrodite
Cláudio Moreno
140 p.
R$ 54,90
Record/Difel
Comprar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário