Com texto de Patrícia Langlois e fotos de Lucas Klassmann, livro-brinquedo reúne abecedário de aves brasileiras com linguagem acessível
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Solange Brum
Passarinhar: Passa Passará Que Ave Será? é o projeto idealizado e coordenado por Patrícia Langlois, que consiste na publicação de um livro-brinquedo interativo que une poesia e fotografia, em um ABC de Aves Brasileiras. A proposta convida os leitores a explorarem textos e imagens, enquanto se familiarizam com o universo da natureza e conhecem a diversidade das aves brasileiras. A publicação será lançada oficialmente no dia 6 de dezembro, sábado, das 10h às 12h30min, na Fundação Ecarta (João Pessoa, 943 – Porto Alegre/RS), com autógrafo dos autores e contação de histórias com Carmen Lima.

A publicação possui 28 cartas contendo, de um lado, poesias de Patrícia inspiradas em parlendas, brincadeiras e nos hábitos das aves. E do outro, imagens de aves de autoria do biólogo Lucas Klassmann, que há 15 anos viaja pelo mundo para fotografar aves, dedicando-se especialmente aos pássaros brasileiros, em especial os do RS. As cartas são as folhas do livro, dispostas em uma estrutura sanfonada que simula os bicos de passarinhos no ninho, permitindo jogos pedagógicos e brincadeiras. Foram selecionados, em sua maioria, pássaros com nomes incomuns, que chamam atenção pelo colorido e beleza.

A iniciativa visa conectar o público infantil com a literatura e a nossa biodiversidade por meio de um material inovador, com abordagem inclusiva, envolvendo a observação das aves. O livro possui fontes acessíveis para dislexia e audiodescrição por meio de um QR Code, que remete à Audioteca Tum-Tum-Tá, criada pela autora e que abrigará também outras obras, a serem inseridas após passar pelo conselho editorial. Ela conta com recursos da Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura e é financiado pelo Edital PNAB PoA da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.
Será distribuído um exemplar para cada uma das 99 escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre, e também serão realizadas visitas da equipe a três destas instituições municipais, abrangendo 150 crianças. Haverá contação de história de Carmen Lima, roda de conversa com os autores e atividade com a psicopedagoga Marilei Silveira. São elas: a EMEF São Pedro (Lomba do Pinheiro) no dia 28 de novembro; a EMEF Dolores Alcaraz Caldas (Restinga), dia 4 de dezembro e a EMEF Presidente Vargas (Passo das Pedras), que encerra a programação do projeto, dia 12.
A publicação estará à venda no lançamento por R$ 65, em pagamento via PIX.
Sobre a autora
Patrícia Langlois é escritora, ilustradora, artista plástica e gestora cultural. Sua trajetória teve início como ilustradora em 2009, e desde então, tem criado ilustrações para livros infantojuvenis de diversos autores do Rio Grande do Sul. Seu livro Tudo que couber no coração foi finalista do prêmio AGES Livro do Ano em 2013. Ao longo de sua carreira, participou de vinte e seis publicações e vendeu mais de 35 mil livros. Em 2023, sua dedicação e contribuição ao setor do livro, leitura e literatura gaúcha foram agraciadas com o prestigioso Prêmio Amigo do Livro, concedido pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Durante oito anos trabalhou como diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
