São elas: Ana Dos Santos, Cátia Castilho Simon, Cecília Luiza Aued Kemel, Deborah Finocchiaro, Dione Maria Detanico Busetti, Liana Timm, Luciana Éboli e Marli Teresinha Silva da Silveira
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Reprodução
A Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul realiza a cerimônia de posse de oito novas acadêmicas no sábado, 6 de dezembro, às 18h, na sede da ALFRS (Rua Sarmento Leite, 933), em Porto Alegre. A solenidade será conduzida pela Presidente Bernadete Saidelles, pela cerimonialista Eloá Muniz e contará com o apoio das madrinhas Cristina Macedo, Lilian Rocha, Teniza Spinelli, Zaira Cantarelli e Soninha Porto.
Saiba mais sobre as novas acadêmicas abaixo:
Ana Dos Santos — Cadeira 40
Patrona: Ana Aurora do Amaral Lisboa
Madrinha: Lilian Rocha
Poetisa, escritora, autora premiada, pesquisadora de autoria de mulheres negras e indígenas e mestra em Literatura pela UFRGS.
Cátia Castilho Simon — Cadeira 27
Patrona: Lucia Miguel Pereira
Madrinha: Lilian Rocha
Poeta, escritora e ensaísta. Mestre em Literatura Brasileira e Doutora em Estudos de Literatura/Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-Africanas. Autora premiada e integrante do Mulherio das Letras RS.
Cecília Luiza Aued Kemel — Cadeira 13
Patrona: Cândida Fortes Brandão
Madrinha: Zaira Cantarelli
Poeta, escritora, ensaísta, pesquisadora, Mestre em literaturas portuguesa e brasileira pela UFRGS. Tem 9 livros solo publicados e participação em mais de 15 coletâneas.
Deborah Finocchiaro — Cadeira 36
Patrona: Amália Cagnoto
Madrinha: Lilian Rocha
Multiartista, estreou no teatro em 1985. É atriz, diretora, locutora, produtora e roteirista. Fundadora da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, ao longo de sua carreira, recebeu 36 prêmios.
Dione Maria Detanico Busetti — Cadeira 01
Patrona: Delfina Benigna da Cunha
Madrinha: Cristina Macedo
Professora de língua Portuguesa e Literatura Portuguesa e Brasileira, licenciada em Língua Francesa, revisora de Língua Portuguesa, autora dos livros: Reflexões Filosóficas Infantis, Pequenas Nebulosidades, Das Opacidades do Mundo ; coautora de vários livros coletivos
Liana Mahfuz Timm — Cadeira 19
Patrona: Irene Ruperti
Madrinha: Teniza Spinelli
Multiartista. Recebeu inúmeros prêmios nas diversas áreas de atuação. 56 anos de artes Visuais e 39 de literatura. Diretora da Território das Artes e Cidadã honorária de Porto Alegre.
Luciana Morteo Éboli — Cadeira 38
Patrona: Raquel Prado
Madrinha: Soninha Porto
Atriz e diretora teatral premiada, estreou no teatro em 1990. Dramaturga, poeta e professora universitária, é Doutora em Letras – Teoria da Literatura.
Marli Teresinha Silva da Silveira — Cadeira 12
Patrona: Revocata Heloisa de Mello
Madrinha: Bernadete Saidelles
Poeta, escritora, filósofa e pesquisadora. Ocupa a cadeira de número 13 da Academia Rio-grandense de Letras e é a atual presidente da Academia de Letras de Santa Cruz Sul. Autora premiada, traduzida e reconhecida pela crítica literária.
Já no dia 10 de dezembro, às 20h, na ONG Cirandar (R. Duque de Caxias, 1297), ocorre uma performance teatral protagonizada pelo grupo Mulheres de Clarice — desdobramento do projeto Digressões Clariceanas criado por Cátia Castilho Simon e Liana Timm em 2021. Inspirado em personagens de Clarice Lispector, o texto é criado e roteirizado pelas escritoras do coletivo. A performance conta com Cátia Castilho Simon, Dione Detanico, Liana Timm, Taiasmin Ohnmacht e direção de Janaína Pellizzon, e a verba arrecadada com a venda dos ingressos é destinada para as obras de conservação do prédio onde está situada a ALFRS. Ingressos à venda aqui.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
