Publicado pela Elo Editorial, ‘Refloresta’ é a mais recente parceria entre o músico Gilberto Gil e o ilustrador gaúcho Daniel Kondo
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Reprodução
Já está disponível no site da Elo Editorial o livro Refloresta, publicação que repete a parceria entre o músico e compositor baiano Gilberto Gil e o ilustrador gaúcho Daniel Kondo. A obra tem 48 páginas e preço de R$ 84.
Mais do que uma ode à natureza e à importância de preservar o planeta, a canção Refloresta, originalmente lançada em 2021, é um convite a colocar em prática uma nova consciência ambiental e um lembrete de que a luta pela preservação da floresta e da humanidade não pode esperar.

Agora em livro, o samba rasgado que Gil compôs a pedido do fotógrafo Sebastião Salgado ganha a companhia do traço de Daniel Kondo, que transforma os versos em imagens que ampliam o sentido da obra e cria uma experiência visual envolvente para leitores de todas as idades. Em Refloresta, Kondo recria visualmente a canção de Gil, construindo uma narrativa gráfica que interpreta seus sentidos e articula palavra e imagem em torno da Amazônia.

O livro propõe uma leitura em que reflorestar é entendido como ação contínua — que envolve território, cultura, modos de vida e responsabilidade ambiental, para além do plantio de árvores.
Sobre a parceria com Gil, Kondo comenta: “O meu objetivo não é explicar a canção, e sim ampliar seus sentidos, criando uma narrativa gráfica que dialogue com ela sem ficar submissa a um caminho literal ou decorativo. A palavra ‘reflorestar’ costuma ser reduzida a um gesto técnico, plantar árvores, cumprir metas. Mas a canção aponta para uma dimensão mais profunda: reflorestar como reconstrução de vínculo com a terra e com o território, como cuidado com os modos de vida que sustentam a floresta, como responsabilidade de longo prazo. Quando eu digo que recrio visualmente a canção, é porque eu busco uma linguagem que sustente essa ideia sem transformar a Amazônia em cenário. Eu tento escapar do clichê e da simplificação, para que a floresta apareça como presença, não como paisagem.”

Confira abaixo o clipe da canção que originou o livro Refloresta.
Sobre o ilustrador
Daniel Kondo é gaúcho de Passo Fundo (1971), descendente de japoneses. Viveu muitos anos em São Paulo, onde desenvolveu boa parte de sua carreira profissional, e, atualmente, reside em Punta del Este, no Uruguai. O trânsito entre diferentes culturas se reflete na versatilidade da sua linguagem, seja na atuação como designer, seja como artista gráfico. A relação do ser humano com a natureza inspira grande parte de sua obra literária.

Refloresta
Gilberto Gil, ils. Daniel Kondo
48 p.
R$ 84
Elo Editora
Comprar aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
