Livro reúne depoimentos de 46 brasileiros que viveram a infância no exílio após serem banidos pelo regime militar
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Reprodução
Já está disponível no site da Carta Editora o livro Crianças e Exílio – Memórias de infâncias marcadas pela ditadura militar. A obra é uma coletânea de depoimentos de filhas e filhos dos militantes e intelectuais de esquerda perseguidos, presos, torturados e assassinados pela ditadura no Brasil. São histórias inéditas, sensíveis, humanas e trágicas, depoimentos de 46 brasileiras e brasileiros em narrativas que revelam como essas crianças levaram suas vidas longe do país de origem e como os militares brasileiros as trataram naquele período.
Algumas foram trocadas por diplomatas que haviam sido capturados pela resistência armada na luta pela democracia. Outras nasceram em outros países e sequer tiveram a oportunidade de serem registradas nas embaixadas brasileiras como cidadãos nacionais; além daquelas que foram levadas para fora para não serem mortas ou desaparecidas, como seus pais.
“Crianças e Exílio, em síntese, é um livro sobre odisseias individuais de pessoas que foram condenadas a viver sem pátria e que, unidas nesta obra, decidiram romper o silêncio sobre os segredos de sobrevivência nos ambientes de gente conservadora e de profunda de rejeição ideológica”, comenta o jornalista Caco Barcellos sobre a obra.

Crianças e Exílio – Memórias de infâncias marcadas pela ditadura militar
Vários autores; org. Helena Dória Lucas de Oliveira e Nadejda Marques
344 p.
R$ 85
Carta Editora
Comprar aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
