22º Prêmio Barco a Vapor: inscrições até 14 de fevereiro de 2026

Além da publicação do original, são R$ 40 mil ao vencedor como adiantamento de direitos autorais

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Divulgação

A Fundação SM e a SM Educação anunciam a abertura das inscrições para o 22º Prêmio Barco a Vapor. Nesta edição, o prêmio oferecerá R$ 40 mil ao vencedor, a título de adiantamento de direitos autorais, além da publicação da obra na tradicional coleção Barco a Vapor, referência nas escolas, livrarias e bibliotecas de todo o país.

Uma das mais respeitadas premiações da literatura infantojuvenil brasileira, o Prêmio Barco a Vapor segue aberto a textos inéditos em língua portuguesa, escritos por autores maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade, desde que residentes no Brasil. São aceitos originais não publicados em nenhum meio (impresso ou eletrônico), nas categorias conto, novela ou romance, com tema livre, destinados ao público infantojuvenil.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até 14 de fevereiro de 2026, pelo site do Prêmio Barco a Vapor. Para garantir a imparcialidade do concurso, cada autor pode inscrever até dois originais, utilizando um pseudônimo. O ganhador da edição anterior permanece impedido de participar, assim como colaboradores das entidades organizadoras e empresas do Grupo SM.

O resultado da escolha do escritor vencedor será divulgado na primeira quinzena de julho de 2026, no perfil oficial da SM Educação no Instagram: @smeducacao.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário