Pedro Gonzaga resgata a história da poesia mundial em curso

Dias 10 e 17 de março

Edição: Vitor Diel
Foto: Tainá Henn/Divulgação

O tradutor, poeta e professor Pedro Gonzaga faz um resgate da história da poesia mundial durante curso no Instituto Ling. A atividade é dividida em duas datas e acontece nos dias 10 e 17 de março, terças-feiras, das 19h às 21h, passando por diferentes culturas e momentos, para apontar elementos fundamentais para a compreensão do gênero. As aulas abrangem a leitura compartilhada de textos assinados por grandes poetas, de Safo, Du Fu e Izumi Shikibu a Emily Dickinson, Camões, Cecília Meireles, Wislawa Szymborska e diversos outros autores que traduziram a experiência humana em linguagem sensível.

A ideia é fazer a leitura em pares de poesias, distantes entre si no tempo e na geografia, estimulando a experiência de fruição do gênero poético. Nos dois encontros, Pedro apresentará os principais elementos que compõem um poema, tratando de seus mecanismos, recursos e efeitos, além de destacar a visão poética desses autores e recursos explorados por eles, destacando temas como humor, ironia, impermanência, ritmo e melodia.

A atividade faz parte do programa Ling Escola, que oferece cursos livres em diferentes áreas do saber, abertos a todos os interessados. As inscrições custam R$ 260 no valor inteiro e R$ 130 para quem tem direito a meia-entrada, e podem ser feitas no site http://www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural, na Rua João Caetano, 440.

Sobre o autor
Pedro Gonzaga é Doutor em literatura pela UFRGS, autor de onze livros — entre conto, crônica, poesia e ensaio — além de ter traduzido para o português dezenas de obras em inglês e espanhol. Há anos desenvolve um trabalho com turmas de escrita criativa e oferece cursos semestrais on-line nos mais variados gêneros literários. Atualmente vive em Buenos Aires.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário