Um triângulo amoroso que atravessa continentes

Maria Helena Weber lança o romance ‘Entre marés’ pela Libretos

Edição: Vitor Diel
Foto: Janaína Gomes/Divulgação

A escritora, professora e pesquisadora Maria Helena Weber lança o romance Entre marés no dia 25 de abril, sábado, às 17h no Multipalco Eva Sopher (R. Riachuelo, 1089 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS), com apresentação da performance Andaime (Des)Construção do Amor, do Grupo Geda. Em seguida, haverá sessão de autógrafos no Foyer do Multipalco. Uma peculiar história de amor, que vai e volta em torno de encontros e desencontros, esperas, alegrias e traições vividos por três personagens principais: Matteo, Chiara e Caetana.

Teias invisíveis os tornam reféns de uma trama entre diferentes geografias e diferentes modos de amar e desamar, durante décadas, entre o Brasil e a Itália. Com uma produção literária focada em histórias de mulheres fortes, a autora apresenta uma narrativa em camadas, sem que se saiba onde estão a realidade e a verdade, evidenciando a complexidade dos relacionamentos, que são como as marés, sempre em movimento.

A escritora, tradutora e presidenta da Fundação José Saramago Pilar del Río ressalta a habilidade da autora na construção de personagens movidos por desejos e contradições: “Diz-se que as vidas humanas são o resultado da soma de dias e noites, uma simples operação matemática que descreveria o destino de uns e outros. Então surge Maria Helena Weber e rompe esse lugar-comum, narrando várias trajetórias a partir da única perspectiva que nos torna singulares: a sensibilidade para lidar com os sentimentos. A agilidade narrativa de Maria Helena Weber é mágica: ela traz e leva seus personagens com a precisão de uma maestrina ou de uma poeta, de tal forma que a literatura se instala na experiência de leitura com seu poder transformador, aquele que revitaliza e faz compreender.”

Sobre a autora
Maria Helena Weber – Milena – Natural de Caxias do Sul (RS), reside em Porto Alegre desde 1970. Sua produção literária abrange, principalmente, contos e poesia sobre histórias de mulheres. Destaque para Âmbula – a caixa, em coautoria com os artistas plásticos Heloisa Schneiders e Humberto Vieira, que recebeu o Prêmio Funarte, em 1982; e para o conto Rita sobre o destino de Martileide (2006), que integrou o filme Mulheres do Brasil (Malu de Martino), o qual recebeu dois prêmios nacionais e dois internacionais. A autora é doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestre em Sociologia (UFRGS), professora e pesquisadora no PPGCOM/UFRGS.

Entre marés
Maria Helena Weber
188 p.
R$ 60
Libretos Editora

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário