Todos os começos possíveis com Helô Bacichette

Uma das mais reconhecidas autoras da literatura infantil do Rio Grande do Sul, a caxiense Helô Bacichette apresenta suas novas narrativas breves sobre instantes carregados de expectativa e sensibilidade na coletânea de contos Depois do começo. A obra, voltada para o público juvenil, ganha sessão de autógrafos no dia 1º de junho, sábado, das 17h às 20h, no Zarabatana Café do Centro Municipal de Cultura Henrique Ordovás Filho (R. Luiz Antunes, 312, Caxias do Sul/RS). O ilustrador Fredy Varela também participa do evento.

Em Depois do começo, os adolescentes são os principais personagens. Suas angústias, descobertas, medos e alegrias são retratados com delicadeza e envolvimento pela autora, que conduz o leitor pelo universo dos jovens estudantes da Escola do Cantão.

“A Escola do Cantão tem um pouco de todas as escolas que conheci ou trabalhei como professora e que fazem um trabalho diferenciado, que se preocupam em realizar atividades envolvendo a expressão artística, que prezam a liberdade de expressão, a formação de seres humanos sensíveis, críticos, protagonistas de sua própria história”, explica Helô, que dedica seu livro aos professores-mediadores de leitura.

Com olhar sensível e em poucas palavras, a autora descreve esse mundo tão cheio de novidades e também de desilusões, em seis histórias curtas. Como em outras publicações de sua autoria, Depois do começo traz em suas páginas finais uma série de referências e informações sobre artistas, escritores e poetas citados na obra, abrindo possibilidades de leitura para novos e infinitos começos.

Sobre a autora
Helô Bacichette nasceu e reside em Caxias do Sul/RS. Professora, com formação em Letras e Especialização em Educação do Movimento pela UCS. Escreve, conta histórias, coordena cursos e realiza oficinas para professores e adolescentes. Foi coordenadora da Confraria Reinações Caxias, de 2009 a 2013. Fez parte da diretoria da Associação Gaúcha de Escritores (2012 a 2015). É coordenadora do Programa Permanente de Estímulo à Leitura de Caxias do Sul/PPEL. Integra a Comissão organizadora da Mostra Literária da Rede Recria – Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Caxias do Sul, desde 2008. Idealizadora do projeto “Elos do conto – Elos da palavra”, voltado a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Publica livros para crianças e jovens, entre eles, Filhos de Ceição, indicado para o Catálogo de Bologna 2015 e premiado como Livro do Ano AGES 2015 na categoria infantil. Recebeu troféu “Sou de atitude”, da Associação Criança Feliz, segmento “Formação de políticas públicas para a Infância e a Juventude” e em 2017 recebeu o troféu “Palavra viva”, homenagem do Sintrajufe/RS pelo conjunto da obra e pelo trabalho realizado em prol do livro e da leitura. Depois do começo é o seu 23º livro.

Depois do começo
Helô Bacichette
88 pp.
978-85-68439-06-7
R$ 25,00
Elos do Conto – Edição & Arte

Anúncios
Literatura RS

Uma resposta para “Todos os começos possíveis com Helô Bacichette

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s