O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRS – Campus Porto Alegre e o Projeto Universidade Livre do Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE) promovem o lançamento do livro Frantz Fanon: Um revolucionário particularmente negro, escrito pelo professor Dr. Deivison Faustino (Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e Instituto Amma Psique e Negritude). O evento acontece na sexta-feira, 24 de maio, às 19h, no auditório Rui Cruse do Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS). Após o diálogo com o autor, haverá um momento com sessão de fotos e autógrafos. A atividade é aberta à comunidade e o acesso ao evento ser dará mediante identificação na portaria, apresentando documento de identidade com foto.
O livro apresenta Frantz Fanon (1925-1961), psiquiatra ensaísta, militante político e anticolonialista radical de ascendência franco-africana, e analisa a importância de suas reflexões para a compreensão do racismo no Brasil e das relações entre política, identidade e diferença. Um dos intelectuais negros mais importantes do século XX, Fanon é autor de obras que são consideradas um marco no pensamento descolonizador.
Sobre o autor
Deivison Mendes Faustino, também conhecido como Deivison Nkosi, possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. É Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista, onde também atua como pesquisador do Núcleo Reflexos de Palmares e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB da UNIFESP e integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude e do grupo Kilombagem. Recebeu, em 2015, a Menção Honrosa do Prêmio CAPES pela tese intitulada Por que Fanon, por que agora? Franz Fanon e os fanonismos no Brasil.

Frantz Fanon: Um revolucionário particularmente negro
Deivison Mendes Faustino
144 pp.
978-85-68660-35-5
R$ 40
Ciclo Contínuo Editorial
Fonte: Instituto Federal do Rio Grande do Sul
