As edificações do tempo por Gustavo Rosa

Um levantar de paredes, de Gustavo Rosa, tem como temas a infância, a morte e o espaço, em poemas que misturam memória e realidade, ressignificando o cotidiano dissecado pelo autor. A obra será lançada no dia 29 de junho, sábado, às 19h, na Livraria Taverna (R. Cel. Fernando Machado, 370, Centro Histórico – Porto Alegre/RS).

O poeta Marco de Menezes ressalta, na orelha do livro, que “O espaço toma as feições de um tempo, com suas vestimentas e sua imantação e, em boa parte dos poemas, o tempo é o da infância – não é a infância o país onde eclode a poesia? Não é sobre os olhos da criança que se aplicará a venda com que ela será empurrada para o mundo adulto, onde epifania, estranhamento e ignorância (no sentido de ignorar diante do mistério) perdem terreno para certeza, objetividade e totalização?”. Livro de estreia de Gustavo, Um levantar de paredes é dividido em cinco seções (O papel, A morte, O fogo, A chuva e A cinza) e é composto por poemas escritos entre 2010 e 2016.

Sobre o autor
Nascido em 1992, em Novo Hamburgo, mas criado em Sapiranga, Gustavo Rosa é estudante de Letras na UFRGS, atua como tradutor e, em 2019, integra a oficina de criação literária de Luiz Antonio de Assis Brasil. Em 2012, esteve entre os vencedores do I Prêmio Mário Quintana de Poesia, promovido pela UFRGS e pela Associação Gaúcha de Escritores. Rosa ficou radicado na Europa por 3 anos, nas cidades de Dublin e Hamburgo, de onde surgiu a ambiência para alguns de seus poemas.

Um levantar de paredes
Gustavo Rosa
Poesia
80 pp.
14 cm X 19,5 cm
978-85-7105-095-2
R$ 40
Urutau

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s