Textos para viajar e saborear

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre fotos de divulgação

A arte de escrever histórias já se encontrou muitas vezes com outras deliciosas artes: a de viajar e a de cozinhar. Sejam nos antigos relatos de lugares distantes; sejam em saborosas crônicas, contos e romances, os atos de viajar e o de comer muito já inspiraram o de escrever.

Pensando nisso, a proposta da oficina Comer, escrever, viajar é estimular a criação literária a partir da memória afetiva dos lugares, dos aromas e dos sabores. Serão quatro encontros ao redor de uma mesa e, além de técnicas literárias, os ministrantes, Fred Linardi e Luís Roberto Amabile, vão servir alguns quitutes que eles mesmos prepararão. “Vamos pôr a mão na massa, literalmente. E os alunos também, no sentido que vão cozinhar com palavras”, diz Fred. “As sensações que o cenário e a comida despertam são um ótimo estímulo criativo para novas histórias”, completa Luís Roberto.

Os encontros acontecem nos dias 14 e 28 de setembro, e 5 e 19 de outubro, das 14h30min às 17h, em Porto Alegre. Outras informaçõese inscrições pelo e-mail fred.linardi@gmail.com.

Sobre os ministrantes
Fred Linardi é jornalista especializado em Jornalismo Literário (ABJL), e mestre em Escrita Criativa (PUCRS). Sócio da editora Biografias & Profecias, especializada em memórias familiares e empresariais, publicou mais de 20 livros do gênero. No jornalismo, escreveu para as revistas Aventuras na História, Mundo Estranho e Superinteressante, entre outras. No campo da ficção, foi contemplado com prêmios como o do Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães (2017) e o do Concurso de Contos Paulo Leminski (2018).

Luís Roberto Amabile foi, por alguns anos, repórter de turismo e avaliador de restaurantes. Atualmente, é professor de Escrita Criativa e Teoria Literária na PUCRS. Escreveu O amor é um lugar estranho (Grua, 2012, finalista do Prêmio Açorianos) e O livro dos cachorros (Patuá, 2015, vencedor da chamada de publicação do IEL). Colaborou com Luiz Antonio de Assis Brasil em Escrever ficção (Companhia das Letras, 2019).

Da assessoria

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s