Samir Machado de Machado reconta episódio histórico de invasão pirata ao Rio de Janeiro em lançamento infantil

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre divulgação/FTD/Rafael Coutinho

Depois de concretizar uma carreira na literatura para público adulto e ter seus romances históricos reconhecidos nacionalmente, Samir Machado de Machado faz nova empreitada literária, desta vez com a publicação de Piratas à vista!, seu primeiro livro infantojuvenil, que chega ao mercado pela FTD Educação. A obra será autografa na quinta-feira, 19 de setembro, a partir das 19h, na Livraria Taverna (Rua Cel. Fernando Machado, 370 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS).

No lançamento, que conta com ilustrações do quadrinista Rafael Coutinho, Samir relata a história da invasão e derrota de piratas franceses no Rio de Janeiro em 1710, sob o ponto de vista de três jovens personagens que se envolvem diretamente na ação. Segundo Samir, a elaboração do enredo trouxe a possibilidade de revisitar suas referências, que vão de Robert Louis Stevenson e Pedro Bandeira à Steven Spielberg. “Busquei um fundo histórico que rendesse uma boa trama e, assim, a invasão dos piratas de DuClerc, em 1710, pareceu ideal: une aventura e o Brasil Colônia do século 18, um período histórico que conheço bem”, relata o autor.

Reprodução/FTD/Rafael Coutinho

Reprodução/FTD/Rafael Coutinho

Sobre o autor
Samir Machado de Machado nasceu em 1981, em Porto Alegre. É formado em Comunicação Social e atualmente faz mestrado em Escrita Criativa na Faculdade de Letras da PUCRS. Já publicou, entre outros livros, a aventura fantástica Quatro soldados (Não Editora, 2013; Rocco, 2017), o romance histórico Homens elegantes (Rocco, 2016 — Prêmio Açorianos de melhor romance) e a aventura de cidade perdida Tupinilândia (Todavia, 2018).

Sobre o ilustrador
Rafael Coutinho, quadrinista, pintor e ilustrador, nasceu em 1980, em São Paulo. Formado em Artes Plásticas (Unesp, 2004), iniciou a carreira aos 16 anos, quando desenhou o storyboard do filme Bicho de sete cabeças (2001). É filho da também quadrinista Laerte Coutinho, com quem colaborou no álbum Muchacha (2010). Em coautoria com o escritor Daniel Galera, produziu a graphic novel Cachalote (2010).

Reprodução/FTD/Rafael Coutinho

Piratas à vista!
Samir Machado de Machado, ils. Rafael Coutinho
192 p.
978-85-9602-300-9
R$ 50
FTD Educação

Da assessoria

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s