Escritora autografa lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre no dia 2 de novembro, às 15h30min
Texto e edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de PG Alves
A proximidade com o leitor é uma das principais característica da crônica, o mais brasileiro dos gêneros literários. Este é também um dos traços mais marcantes da escrita de Marta Leiria, que lança A inveja nossa de cada dia e outras reflexões crônicas, seu primeiro livro individual, em sessão de autógrafos no dia 2 de novembro, às 15h30min, na Praça de Autógrafos da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. A obra chega pela Editora Metamorfose e estará à venda durante todo o evento na banca da editora por R$ 40,00.
Marta exercita a crônica com propriedade e parte do cotidiano para desenvolver reflexões urgentes sobre sociedade, condicionamentos e desigualdades. “O teatro do Bourbon Country veio abaixo quando esta mulher indomável, com mais de seis décadas de carreira, cantou ‘A carne’. Olhei ao meu redor: estudantes, gente mais velha, uma maioria branca como eu”, escreve na crônica Pecados da carne, provocada por um show de Elza Soares em 2016 a refletir sobre racismo estrutural. Ou ainda: “Nossos jovens, como é próprio dessa fase da vida, questionam tradições, valores, crenças. E não adianta tentar convencê-los de que no nosso tempo tudo era melhor, até porque não é verdade”, revela no texto Há salvação para gente sem fé?, reforçando com o leitor um pacto de sinceridade que permeia toda obra.
Sensibilidade, espanto e coragem conduzem a produção da autora
Marta Leiria revela-se uma pensadora madura ao reconhecer sua voz e demonstrar, através da escrita, a necessidade do respeito às dignidades humanas. Suas crônicas abrem janelas de interpretação para um mundo frequentemente inóspito e suas reflexões sobre classe, papéis sociais e liberdades colocam o leitor em contato com uma cálida e necessária visão de mundo.
Na apresentação, o colega cronista Rubem Penz expande as leituras possíveis sobre as crônicas de Marta: “Seus muitos anos de Ministério Público servem de mapa para a humanidade; suas redes de afeto garantem um olhar tão generoso quanto severo – medida de maternidade”, escreve.
.
.
Sobre a autora
Marta Leiria é procuradora de justiça aposentada e cronista, nascida em Porto Alegre. Em 2012, iniciou-se na arte da crônica, participando de oficinas de escrita criativa e publicando artigos em jornais da Capital. Integra coletâneas organizadas pelo professor Rubem Penz: “Santa Sede, crônicas de botequim Safra 2015”, e “A Persistência do Amor”, ganhador do Premio AGES, livro do ano de 2017, na Categoria Crônica. Participou, com duas crônicas de viagem, da coletânea “Cidades Indizíveis” (Editora Metamorfose, 2019). Concluiu o Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose em 2019.
.
Sessão de autógrafos de “A inveja nossa de cada dia e outras reflexões crônicas”, de Marta Leiria
Quando: sábado, 2 de novembro de 2019, às 15h30min
Onde: Praça de Autógrafos da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre
.

A inveja nossa de cada dia e outras reflexões crônicas
Marta Leiria
Crônicas
174 p.
14 x 21 cm
978-85-53074-64-8
R$ 40,00
Editora Metamorfose
.
SERÁ INTERESSANTE UM ELABORADA ABORDAGEM DA DIFICULDADE DE UM ESCRITOR INICIANTE AO ACESSO DE PODER INGRESSAR NA ESTRUTURA DA CÂMARA MUNICIPAL DO LIVRO EM PORTO ALEGRE. REVELAR O MECANISMO IMPOSTO PARA ESTE QUE PRETENDENTE EXPOR A EDIÇÃO DA OBRA DELE EM CONCORRÊNCIA QUE POSSUÍ MAIS CONDIÇÕES FINANCEIRAS EM PODER PARTICIPAR DA FEIRA DO LIVRO. ABRIR UM ESPAÇO DE VISIBILIDADE NEGADO POR BLOQUEIOS BUROCRÁTICOS E REGRAS DO SÉCULO PASSADO PERSISTENTES. UM VISÃO CRÍTICA MAIS ATUANTE NA REVELAÇÃO DA REALIDADE DO ESCRITOR.TAMBÉM DO CARTEL DE EDITORAS E LIVRARIAS ACIMA DA LEI DE MERCADO.
CurtirCurtir