Marta Leiria produz inventário de subjetividades em coletânea de crônicas

Escritora autografa lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre no dia 2 de novembro, às 15h30min

Texto e edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de PG Alves

A proximidade com o leitor é uma das principais característica da crônica, o mais brasileiro dos gêneros literários. Este é também um dos traços mais marcantes da escrita de Marta Leiria, que lança A inveja nossa de cada dia e outras reflexões crônicas, seu primeiro livro individual, em sessão de autógrafos no dia 2 de novembro, às 15h30min, na Praça de Autógrafos da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. A obra chega pela Editora Metamorfose e estará à venda durante todo o evento na banca da editora por R$ 40,00.

Marta exercita a crônica com propriedade e parte do cotidiano para desenvolver reflexões urgentes sobre sociedade, condicionamentos e desigualdades. “O teatro do Bourbon Country veio abaixo quando esta mulher indomável, com mais de seis décadas de carreira, cantou ‘A carne’. Olhei ao meu redor: estudantes, gente mais velha, uma maioria branca como eu”, escreve na crônica Pecados da carne, provocada por um show de Elza Soares em 2016 a refletir sobre racismo estrutural. Ou ainda: “Nossos jovens, como é próprio dessa fase da vida, questionam tradições, valores, crenças. E não adianta tentar convencê-los de que no nosso tempo tudo era melhor, até porque não é verdade”, revela no texto Há salvação para gente sem fé?, reforçando com o leitor um pacto de sinceridade que permeia toda obra.

Sensibilidade, espanto e coragem conduzem a produção da autora

Marta Leiria revela-se uma pensadora madura ao reconhecer sua voz e demonstrar, através da escrita, a necessidade do respeito às dignidades humanas. Suas crônicas abrem janelas de interpretação para um mundo frequentemente inóspito e suas reflexões sobre classe, papéis sociais e liberdades colocam o leitor em contato com uma cálida e necessária visão de mundo.

Na apresentação, o colega cronista Rubem Penz expande as leituras possíveis sobre as crônicas de Marta: “Seus muitos anos de Ministério Público servem de mapa para a humanidade; suas redes de afeto garantem um olhar tão generoso quanto severo – medida de maternidade”, escreve.

.

.

Sobre a autora
Marta Leiria é procuradora de justiça aposentada e cronista, nascida em Porto Alegre. Em 2012, iniciou-se na arte da crônica, participando de oficinas de escrita criativa e publicando artigos em jornais da Capital. Integra coletâneas organizadas pelo professor Rubem Penz: “Santa Sede, crônicas de botequim Safra 2015”, e “A Persistência do Amor”, ganhador do Premio AGES, livro do ano de 2017, na Categoria Crônica. Participou, com duas crônicas de viagem, da coletânea “Cidades Indizíveis” (Editora Metamorfose, 2019). Concluiu o Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose em 2019.

.

Sessão de autógrafos de “A inveja nossa de cada dia e outras reflexões crônicas”, de Marta Leiria
Quando: sábado, 2 de novembro de 2019, às 15h30min
Onde: Praça de Autógrafos da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre

.

A inveja nossa de cada dia e outras reflexões crônicas
Marta Leiria
Crônicas
174 p.
14 x 21 cm
978-85-53074-64-8
R$ 40,00
Editora Metamorfose

.

Literatura RS

Uma resposta para “Marta Leiria produz inventário de subjetividades em coletânea de crônicas

  1. SERÁ INTERESSANTE UM ELABORADA ABORDAGEM DA DIFICULDADE DE UM ESCRITOR INICIANTE AO ACESSO DE PODER INGRESSAR NA ESTRUTURA DA CÂMARA MUNICIPAL DO LIVRO EM PORTO ALEGRE. REVELAR O MECANISMO IMPOSTO PARA ESTE QUE PRETENDENTE EXPOR A EDIÇÃO DA OBRA DELE EM CONCORRÊNCIA QUE POSSUÍ MAIS CONDIÇÕES FINANCEIRAS EM PODER PARTICIPAR DA FEIRA DO LIVRO. ABRIR UM ESPAÇO DE VISIBILIDADE NEGADO POR BLOQUEIOS BUROCRÁTICOS E REGRAS DO SÉCULO PASSADO PERSISTENTES. UM VISÃO CRÍTICA MAIS ATUANTE NA REVELAÇÃO DA REALIDADE DO ESCRITOR.TAMBÉM DO CARTEL DE EDITORAS E LIVRARIAS ACIMA DA LEI DE MERCADO.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s