Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio
.
Ícone do movimento feminista brasileiro, a escritora rio-grandina Carmen da Silva completaria cem anos em 31 de dezembro de 2019. Estreou na literatura na década de 1950, carreira na qual tornou-se notável, alcançando publicações e reconhecimento fora do Brasil. Na década de 1960, assumiu a coluna A Arte de ser Mulher na revista Cláudia, em que respondia cartas de leitoras que iam de lamentos, queixas, dúvidas e elogios pelo seu posicionamento que atualmente seria facilmente classificado como empoderado. Nos anos seguintes, seguiu publicando literatura, ministrando palestras e contribuindo para a formação do pensamento de várias gerações de mulheres brasileiras até falecer em 1985.
Ao longo de 2019, diversas ações comemorativas vêm sendo realizadas em Rio Grande, promovidas pela FURG e pela Biblioteca Rio-Grandense, com o apoio da Secretaria de Município da Cultura. Em 29 de abril, ocorreu a roda de conversa Carmen da Silva colunista: os primeiros passos da militância feminista no Brasil, na livraria Vanguarda do Partage. Na mesma data, que marcou o 34º aniversário de morte da escritora, foi protocolado junto ao gabinete do prefeito um requerimento que solicita dar o nome de Carmen da Silva a uma rua de Rio Grande.
As comemorações seguem em novembro. Nos dias 6, 7 e 8, o Seminário Internacional Para ler Carmen da Silva vai reunir professores da FURG e convidados, estudiosos da obra de Carmen, com apresentações de trabalhos, exposições e leituras de textos. O evento acontecerá no Salão de Leitura da Biblioteca Rio-Grandense (R. Gen. Osório, 454 – Centro – Rio Grande/RS). Confira a programação completa aqui.
Outras atividades de homenagem acontecem em paralelo ainda este ano e se estendem ao início do ano que vem. Uma das principais idealizadoras da agenda alusiva ao centenário é a professora Nubia Hanciau, que há anos dedica-se ao projeto Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro, do Programa de Pós-graduação em Letras da FURG, e ao site Carmen da Silva, repositório digital de importante parte da crítica da obra da escritora.