Seminário Internacional mantém viva obra de Carmen da Silva

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

.

Ícone do movimento feminista brasileiro, a escritora rio-grandina Carmen da Silva completaria cem anos em 31 de dezembro de 2019. Estreou na literatura na década de 1950, carreira na qual tornou-se notável, alcançando publicações e reconhecimento fora do Brasil. Na década de 1960, assumiu a coluna A Arte de ser Mulher na revista Cláudia, em que respondia cartas de leitoras que iam de lamentos, queixas, dúvidas e elogios pelo seu posicionamento que atualmente seria facilmente classificado como empoderado. Nos anos seguintes, seguiu publicando literatura, ministrando palestras e contribuindo para a formação do pensamento de várias gerações de mulheres brasileiras até falecer em 1985.

Ao longo de 2019, diversas ações comemorativas vêm sendo realizadas em Rio Grande, promovidas pela FURG e pela Biblioteca Rio-Grandense, com o apoio da Secretaria de Município da Cultura. Em 29 de abril, ocorreu a roda de conversa Carmen da Silva colunista: os primeiros passos da militância feminista no Brasil, na livraria Vanguarda do Partage. Na mesma data, que marcou o 34º aniversário de morte da escritora, foi protocolado junto ao gabinete do prefeito um requerimento que solicita dar o nome de Carmen da Silva a uma rua de Rio Grande.

As comemorações seguem em novembro. Nos dias 6, 7 e 8, o Seminário Internacional Para ler Carmen da Silva vai reunir professores da FURG e convidados, estudiosos da obra de Carmen, com apresentações de trabalhos, exposições e leituras de textos. O evento acontecerá no Salão de Leitura da Biblioteca Rio-Grandense (R. Gen. Osório, 454 – Centro – Rio Grande/RS). Confira a programação completa aqui.

Outras atividades de homenagem acontecem em paralelo ainda este ano e se estendem ao início do ano que vem. Uma das principais idealizadoras da agenda alusiva ao centenário é a professora Nubia Hanciau, que há anos dedica-se ao projeto Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro, do Programa de Pós-graduação em Letras da FURG, e ao site Carmen da Silva, repositório digital de importante parte da crítica da obra da escritora.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s