Romance de Rodrigo B. Scop situa questões da natureza humana sobre uma plataforma fantástica

Texto e edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de acervo pessoal

.

Fuga, memória, passado e identidade são alguns dos temas mais frequentemente abordados pela literatura contemporânea e a recorrência desses assuntos revela a urgência de suas leituras. Mas quantas abordagens possíveis a escrita comporta?

O primeiro livro individual de Rodrigo B. Scop suscita esta e outras perguntas – e propõe respondê-las ao demonstrar que uma narrativa fantástica de inspiração medieval consegue aprofundar as reflexões sobre a natureza humana. Grivus de Angallad e a Flâmula da Moeda de Ferro chega para o público leitor em sessão de autógrafos no sábado, dia 9 de novembro, às 16h30min, na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre.

A obra conta a história de Grivus, um personagem que oculta o seu passado sob uma camada de invenções e vê-se obrigado a migrar de um reino a outro. Quando os impulsos do coração o levam a fixar-se em um território, mergulha em uma obscura trama política. Enquanto tenta lidar com as memórias distorcidas que o atormentam em sonhos e com as chances de ter sua identidade revelada, o arcano viverá uma aventura empolgante repleta de conflitos, riscos e intrigas, encarando adversários árduos e confrontos intensos.

Sobre a obra, o escritor Duda Falcão diz: “Vale observar que na alta fantasia é constante a luta do bem contra o mal. Fato que costuma limitar a maioria dos personagens a ações maniqueístas. É nesse ponto que a narrativa do autor se difere da alta fantasia e se aproxima da espada e feitiçaria. A luta do bem contra o mal nesse subgênero pode apresentar grandes reviravoltas, surpresas e personagens que chamamos de cinzas, pois avaliam o mundo de acordo com os seus próprios valores e interesses”.

Sobre o autor
Rodrigo B. Scop nasceu em Porto Alegre/RS, em 1990. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, optou por deixar de lado o direito e focar naquilo que mais ama: escrever. Em especial literatura fantástica. Já participou das antologias Banquete, da Editora Metamorfose; Ferro & Fogo, da Lura Editorial; e Odisseia dos Dragões, da Andross Editorial. Também foi selecionado para Multiverso Pulp – Espada e Feitiçaria v. 1, a ser publicada pela AVEC Editora. O livro Grivus de Angallad e a Flâmula da Moeda de Ferro é sua primeira publicação individual, de muitas que pretende para o mesmo universo fantástico.

Grivus de Angallad e a Flâmula da Moeda de Ferro
Romance
Rodrigo B. Scop
304 p.
14 x 21 cm
978-85-53074-65-5
R$ 45
Editora Metamorfose

.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s