As interferências de um Estado autoritário

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

Terra Vazia, o primeiro romance de Otávio Definski, conta a vida de Lara, uma jovem perto de tornar-se adulta e ansiosa por um futuro casamento de sucesso, que somente pode ser alcançado se ela mantiver uma rede social ativa e popular. Caso contrário, um destino incerto e inseguro a aguarda.

No meio de estratégias e planos, sua vida muda completamente ao perder as pílulas obrigatórias que todos em Terra Vazia devem tomar. Aterrorizada e sem perspectiva, resta apenas uma possibilidade de salvação: o desconhecido submundo, um lugar repleto de pessoas que não seguem as regras impostas pelo governo. Lara fará o necessário para consertar a perda das pílulas, o que transformará sua vida drasticamente.

A obra apresenta uma sociedade controlada por um governo autoritário, que determina quais são as regras, o que é certo e o que é errado. Assim como afirma Duda Falcão: “Terra Vazia é um alerta. Uma distopia ao melhor estilo de clássicos como o Admirável Mundo Novo ou Farenheint 451. Neste romance de estreia de Otávio Definski, um país sem nome determinado é dominado pelo autoritarismo, pelo machismo e por tecnologias da comunicação inspiradas em aparelhos atuais e relações sociais bem realistas. Lá – ou seria aqui? – as pessoas são controladas, seus questionamentos podados e encaminhadas como gado para uma vida considerada ideal e feliz. A violência, a vigilância e o apagamento da memória dos sujeitos se torna o principal papel do Estado. Sem dúvida, uma ditadura que protege os interesses de grandes empresas, do consumo exacerbado e do capitalismo”.

Sobre o autor
Otávio Definski é natural de Pelotas, formado em Educação Física e desde 2015 escreve de forma amadora, participando de cursos de escrita criativa a partir de 2018 em diante. Integra antologias organizadas pelo professor Duda Falcão: Planeta Fantástico (Editora Metamorfose, 2019) e Multiverso Pulp – Ópera Espacial (Editora AVEC, 2020). Concluiu o Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose em 2019.

Terra Vazia
Otávio Definski
Romance
132 p.
14 x 21 cm
R$ 35
Editora Metamorfose

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s