Uma exploração poética com Paulo Rodrigo Ohar

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação
Texto: Assessoria

Segundo livro do poeta Paulo Rodrigo Ohar, Versus Tintos surge carregado de outros estilos, como se o autor buscasse outras linguagens para alargar o alcance do seu faro poético. Um dos destaques do livro são os poemas que nasceram a partir do contato do poeta com a cultura de outros países, que resultaram numa prosa descritiva/narrativa. O poema se apresenta despido da função poética da linguagem e ganha um suporte de crônica e reportagem.

As ilustrações da artista Niara Palma dialogam com alguns textos e aparecem entrecortadas no volume, adensando a força expressiva do livro em que o apelo visual também transparece na parte Telas Penduradas. Presente sempre está a percepção desgarrada da vida e seu cotidiano observado pelo autor num resultado inusitado, quando o detalhe é capaz de gerar instantes de surrealismo e densa fotografia na sequência do livro. Na parte Colisão de Dentes o tema do desejo é desenvolvido com rara sagacidade.

Os poemas surgem burilados, concisos, nunca deixando escapar uma certa ironia reflexiva sobre o que está ao redor. O leitor não é guiado por uma solução simplificada da vida e dos acontecimentos, ao contrário, é tensionado e levado a refletir a partir das considerações que o poeta faz com habilidade e dicção original.

Paulo Rodrigo Ohar deixa claro para o leitor que a poesia resiste e não se ocupa apenas de carícias e galanteios mas sobretudo pretende exaltar um lirismo agridoce.

Sobre o autor
Paulo Rodrigo Ohar é natural de Porto Alegre e graduado em Direito. Integrou antologias dos projetos Poemas no Ônibus (2008 e 2015) e Histórias de Trabalho (2008 e 2012). Foi um dos autores do livro coletivo Hoburaco (2013). Em 2015 publicou seu primeiro livro, Os olhos da noite (editora Buqui).

Versus Tintos
Paulo Rodrigo Ohar
Poemas
120 p.
14 x 21 cm
978-85-94187-87-1
R$ 38
Bestiário

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s