Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio
Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para o Prêmio Jabuti de 2020. Realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Prêmio Jabuti apresenta 20 categorias e um vencedor do Livro do Ano. A autora homenageada será a escritora mineira Adélia Prado. Entre as novidades da 62ª edição, está a subdivisão da categoria Humanidades em Ciências Humanas e Ciências Sociais. Dessa forma, “editores e autores terão mais clareza de onde inscrever suas obras e os jurados poderão fazer uma avaliação mais adequada dentro das duas novas vertentes de classificação”, explica o curador do prêmio, Pedro Almeida.
Outra novidade é a criação da categoria Romance de Entretenimento para “premiar os autores nacionais de ficção que, normalmente, não são contemplados pelos prêmios de literatura”: “Buscamos com essa inclusão reconhecer os autores nacionais de ficção para que eles se tornem tão populares quanto Tolkien (fantasia), Shelley e Bram Stoker (terror), Julio Verne (aventura), Charlotte Brontë e José Mauro Vasconcelos (romances sentimentais) e Agatha Christie (Mistério)”, destaca Almeida.
Dessa forma, a categoria Romance passa a se chamar Romance Literário.
Já a categoria Impressão foi eliminada, segundo a CBL, em função da existência de um prêmio nacional importante para a indústria gráfica brasileira.
Cada um dos autores e editoras vencedoras recebem a estatueta do Prêmio Jabuti. O vencedor de cada uma das 20 categorias receberá R$ 5.000 (Cinco Mil Reais) e o vencedor do Livro do Ano, R$ 100.000,00 (Cem Mil Reais).
O regulamento completo está disponível no site www.premiojabuti.com.br.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
Como faço pra inscrever meu livro no Prêmio Jabuti?
CurtirCurtir