Jeferson Tenório apresenta livro de James Baldwin em aula gratuita

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Carlos Macedo

Em sua quinta edição on-line e gratuita, o Clube de Leitura do Instituto Ling debaterá Terra Estranha, livro do ensaísta, dramaturgo, poeta e crítico social estadunidense James Baldwin que coloca em pauta questões de raça, identidade e sexualidade. O encontro virtual será conduzido pelo professor e escritor Jeferson Tenório, que tem trabalhado temáticas similares em sua obra, como no recém-lançado romance O Avesso da Pele. A aula será ministrada ao vivo no dia 21 de setembro, segunda-feira, às 18h30. Para participar da atividade, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Durante o encontro, o público conhecerá detalhes sobre a trajetória de James Baldwin (1924-1987), um dos nomes mais importantes da literatura norte-americana do século XX. Vindo de uma família pobre, o autor cresceu com mais nove irmãos no Harlem, em Nova York, e usou a literatura para retratar a vida dos que, assim como ele, eram excluídos do sonho americano. Em Terra Estranha (1974), o escritor reforça temas muito presentes em sua obra, como nacionalismo e identidade. O romance apresenta a história de Rufus, um baterista negro em decadência, que vive na década de 50 transitando entre os clubes de jazz de Greenwich Village. A partir de uma relação complexa entre o músico e uma mulher branca, Baldwin constrói uma narrativa comovente, violenta e apaixonada mostrando as tentativas de rompimento das barreiras de segregação racial.

Sobre o professor
Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório é graduado em Letras pela UFRGS e atua como professor na rede privada de ensino da capital gaúcha. É Mestre em Literaturas Luso-africanas, pela mesma Instituição, e atualmente, é doutorando em Teoria da Literatura na PUCRS. Como escritor, consquistou diversas premiações de relevo, entre elas a Menção honrosa no 19º Concurso de contos Paulo Leminski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005); o 15º Concurso Poemas no ônibus e 3º Concurso Poemas no trem, da Prefeitura de Porto Alegre (2008); além de receber os prêmios de Livro do Ano, para O beijo na parede (2014) e Estela sem Deus (2018). Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. Seu mais recente lançamento, O Avesso da Pele (2020), já teve os direitos de adaptação comprados para o cinema, assim como os direitos de publicação vendidos para Itália e Portugal.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s