O real e o insólito em contos experimentais e dramáticos

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

A Editora Libretos lança Perfumes e Moscas, de Ismael Sebben. O título reúne 21 contos, seis deles em podcast, gravados pelo próprio autor e disponíveis no site www.libretos.com.br, que entrelaçam temas universais como morte, relacionamentos, desejos e necessidades, com histórias e personagens calcados na cultura local, seja do interior, nossas “colônias”, quanto do ambiente urbano.

O autor era um adolescente inquieto, curioso, que sempre gostou de escrever, atuar, cantar e se divertir. Nasceu em Bento Gonçalves, em 1984, mas ganhou a estrada no mundo. Quando voltou para sua cidade natal, queria transformar tudo em arte. “Sempre escrevi muita poesia, mas estava faltando algo da prosa. Li muitos romances e inúmeros contos. Acabei pegando gosto pelo gênero. Demorei dez anos para publicar. Procuro ser muito imagético. Quando a gente lê uma peça, enxerga tudo: personagens, cenários, entradas em saídas, rubricas, e eu procuro fazer isso no papel. É um dos fundamentos da minha escrita”, comenta Ismael sobre seu processo criativo.

Sobre os áudios, o autor comenta o cuidado com a democratização do acesso à cultura: “Primeiramente, eu valorizo a oralidade. Sou adepto do ouvir. E tem a questão da acessibilidade, que acho fundamental. Nosso projeto cultural, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, prevê a democratização da obra”, explica.

Tabajara Ruas, escritor e cineasta, observa o estilo do autor: “Neste tempo da Grande Pandemia, vírus novo e política antiga, a inércia domina os espíritos e a desesperança fecha os corações. Mas não de todos. Há os que protestam, que pintam, que filmam, que compõem. Ismael Sebben escreve. Este é seu primeiro livro. E ele concebeu seu livro em época de perseguição raivosa aos criadores com um equilíbrio de combatente veterano.”

Confira abaixo a programação do autor nas feiras do livro de Bento Gonçalves e Porto Alegre.

35º Feira do Livro de Bento Gonçalves (07 a 18 de outubro)
Plataforma: YouTube (canal Feira do Livro BG)

8 de outubro, quinta-feira,18h30min
Lançamento de Perfumes e Moscas

15 de outubro, quinta-feira,19h30min
Bate-papo A jornada de descoberta do escritor contemporâneo, com Ismael Sebben, Emanuelle da Silva e Robert Melo e mediação de Guilherme Krema.

66ª Feira do Livro de Porto Alegre (30 de outubro a 15 de novembro)
10 de novembro, terça-feira,19h
Bate-papo Sala Libreto100 (on-line)

Sobre o autor
Ismael Sebben nasceu em Bento Gonçalves/RS, em 1984. É graduado em Letras/Português, ator, professor e atua na cena cultural da região promovendo eventos. Iniciou sua carreira participando do grupo multiartístico Sinagoga e Os poetas da praça Zen, que misturava teatro, música e poesia. Ator formado, participou de muitas montagens teatrais, especialmente, em São Paulo, curtas-metragens e também ministrou cursos na área. Já foi premiado em concurso literário e, com o livro de contos Perfumes e Moscas, assume sua estreia na literatura.

Perfumes e Moscas
Ismael Sebben
204 p.
13 x 20 cm
978-65-86264-12-8
R$ 30
Libretos

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s