Histórias de muitas camadas e lados

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Luan Vargas

Orbitando temas como as relações familiares, amorosas e a própria literatura, Luís Roberto Amabile, escritor e professor na Escola de Humanidades da PUCRS, está lançando seu mais novo livro de contos, intitulado O Lado que não era visível para quem estava na estrada, pela Zouk. No dia 12 de dezembro, às 19h, o autor vai falar sobre o processo de escrita do livro e sobre criação literária em geral num bate-papo com a escritora Leila de Souza Teixeira, transmitido pelas redes sociais da Zouk.

A obra é formada por quinze contos que, além da força narrativa, têm como destaque o trabalho com a linguagem e a forma. Amabile se utiliza de recursos como mapas, fotos, notas e adendos, que funcionam como uma curiosidade extra-literária e provocam o leitor a refletir sobre o que é ficção e o que não é. “Tem de ser bom de ler e ao mesmo tempo precisa instigar o leitor a fugir da zona de conforto”, diz o autor.

A literatura enquanto tema se faz presente mediante recursos um pouco fantasmagóricos, por meio da aparição de escritores. O projeto do livro valeu a Amabile o incentivo do ProAC (edital de bolsa de criação literária, 2014) e uma residência literária da Associação Gaúcha de Escritores (AGES), em 2015.

“O poder da prosa de Luís Roberto Amabile vai além da verticalidade do conto clássico, das tramas cheias de ações e tensão. Não é que faltem tais características – os contos são intensos –, mas há algo mais, uma força oculta na tessitura da texto. Essa força, eu arriscaria dizer, está em uma narração que, de maneira subliminar, envolve o leitor como se ele estivesse ouvindo um amigo lhe contar uma história na mesa do bar”, escreve Amilcar Bettega na orelha da obra.

Sobre o autor
Luís Roberto Amabile é escritor e professor na Escola de Humanidades da PUCRS, doutor em Teoria da Literatura (2017) e em Escrita Criativa (2020). Teve textos publicados em revistas e antologias no Brasil, em Portugal, na Espanha e nos Estados Unidos. Colaborou com Luiz Antonio de Assis Brasil em Escrever ficção (2019). É autor, entre outros, de O amor é um lugar estranho (2012, finalista do Prêmio Açorianos na categoria contos) e O livro dos cachorros (2015, vencedor da chamada para publicação do IEL/RS).

O lado que não era visível para quem estava na estrada
Luís Roberto Amabile
Contos
116 p.
R$ 41
Editora Zouk
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s