Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio
O livro Formação da Literatura Brasileira, de Antonio Candido, é considerado a interpretação fundamental sobre a construção do sistema literário brasileiro. Agora, a Escola de Poesia, hub literário sediado em Porto Alegre, faz o recorte necessário para o estudo de um aspecto desse tema com o curso A Formação da Literatura Afro-brasileira: Linguagem e Estética. Ministrado pela professora Roberta Flores Pedroso, o curso pretende evidenciar as questões estéticas, indo além do usualmente estudado – as abordagens biográficas, historicistas e sociológicas, as quais são não menos importantes, mas que às vezes se configuram apenas nisso. Entre os textos básicos, estão Dá licença, meu branco!, de Ronald Augusto, e Literatura Negro- Brasileira, de Cuti Silva. Entre os tópicos abordados, estão uma análise sobre em que momento da história a Literatura Afro-brasileira/ negro/a–brasileira deixa de ser manifestação literária, e a história da escrita negra do Brasil.
O curso ocorre de 19 de janeiro a 24 de fevereiro, sempre às terças e quartas, das 19h às 20h30. Valores e formas de pagamentos estão disponíveis no formulário de inscrição on-line (link externo).
Sobre a ministrante
Roberta Flores Pedroso é Docente nas redes pública e privada do município de Camaquã há 28 anos. Graduada em Letras e Pedagogia, Especialista em Literatura Brasileira, Mestra em Literatura Brasileira, Doutoranda em Literatura, Sociedade e História da Literatura pela UFRGS. Autora de Pão, texto & água: retrato da literatura quando negra (Figura de Linguagem, 2020).
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.