Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio
“A vida é um sopro”, como diria a mãe de Brás Cubas na famosa obra de Machado de Assis. Cerca de 140 anos depois, numa sociedade tomada pela pandemia do coronavírus, a vida passou dessa forma para mais de 180 mil pessoas. Dentre essas, um senhor de 75 anos, falecido em julho deste ano. Essa morte, porém, foi a tônica para uma série de textos criados por seu filho, o escritor Lucas de Melo Bonez. Em meio a memórias distantes e lembranças recentes, o autor publica em Crônicas do Óbito dez textos sobre situações que habitaram seu imaginário durante os anos de convivência com o pai. Desde simplicidades linguísticas, como aprender palavras em inglês, a saudades pela distância provocada pela separação dos progenitores, Lucas passeia por diversas situações que recontam sua criação e a pessoa que se tornou, tendo no pai uma das figuras mais influentes de sua personalidade.
Segundo a professora titular aposentada do Instituto de Letras da PUCRS, Vera Teixeira de Aguiar, que apresenta o livro, “por esses caminhos, o cronista vai abrindo e fechando portas, dando-se a conhecer e apontando para o futuro. Cada lance que se completa exige um luto, imposto pelo encerramento de uma fase da vida. Todos são necessários, para que novos planos sejam construídos, agora mais maduros e carregados da experiência adquirida. Em movimento pendular, as histórias rápidas vão do presente ao passado e novamente ao presente, entrelaçadas por um narrador que deixa visível a emoção revivida no resgate da dor.”
O lançamento do livro ocorre na página do Instagram do escritor (@lucasbonez) no dia 23 de dezembro, quarta-feira, às 19h.
Sobre o autor
Lucas de Melo Bonez é professor, diretor de teatro estudantil e escritor. Mestre em Teoria da Literatura pela PUCRS (2008), é especialista em quatro áreas da Educação e da Letras. Atua na rede privada de ensino de Porto Alegre/RS. Dirigiu a Alma Opera Rock, o maior grupo de teatro estudantil musical com temática heavy metal do sul do Brasil. Como escritor, lançou seis obras, dentre as quais O fim de Alice (2015), Os lados do sonho (2018) e Dia de prova e outros contos adolescentes (2020).

Crônicas do Óbito
Lucas de Melo Bonez
81 p.
R$ 35
Boaventura Editora
Compre aqui (link externo)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.