Uma lupa sobre os millennials da Alemanha

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

Publicado na Alemanha em março de 2020 e considerado pela crítica como um dos livros mais importantes da literatura alemã contemporânea, Allegro Pastell, de Leif Randt, chega ao público brasileiro pela casa editorial porto-alegrense Bestiário e seu selo Class. O romance foi indicado ao Prêmio da Leipziger Buchmesse e ao Deutsche Buchpreis, e recebeu o prêmio Mörike 2021.

O romance conta a história do relacionamento a distância entre o web designer Jerome Daimler, 36 anos, que mora na casa dos pais em Maintal, e a escritora Tanja Arnheim, 29 – dois sujeitos hipersensíveis em relação aos sentimentos um do outro. A vida dos protagonistas é extremamente bem pensada e estruturada: desde os efeitos calculados do uso de drogas nas festas de Berlim, as listas de Spotify e as roupas coordenadas até o ritual do chá, no qual mesmo o silêncio compartilhado é investido de grande significado. Com um olhar sobre o hedonismo praticado pelo uso de MDMA na pista de dança, das partidas de badminton e os descontos de fidelidade oferecidos pela locadora de carros Tesla, Leif Randt constrói uma perspectiva de fundo sociológico sobre a boemia digital das cidades alemãs, com o uso de uma escrita carregada de termos anglófonos como girlfriend, crush ou double-date.

Dessa forma, os leitores brasileiros podem agora acessar um retrato de um recorte social alemão que revela indivíduos autocentrados e privilegiados, fazendo com que Allegro Pastell seja, segundo o crítico Iljoma Mangold, o “registro perfeito do presente” a partir do qual “um novo movimento juvenil poderia emergir”. “Nenhum milenial será capaz de escrever um romance no futuro sem fazer alusão a Allegro Pastell”, sentencida o crítico

A obra já está disponível para compra pelo site da editora (link externo) por R$ 36. No dia 26 de abril, às 15h, a tradução ganha lançamento oficial pelo YouTube do Goethe-Institut Porto Alegre. Participam do bate-papo o autor, os tradutores Raquel Ribas Meneguzzo e Michael Korfmann, além de Helmut Galle e Robert Schade.

Sobre o autor
Leif Randt nasceu em 1983 em Frankfurt/M. Estudou em Gießen e Londres e é graduado em Escrita Criativa e Jornalismo Cultural. Consolidou-se na cena literária alemã sobretudo com seu segundo romance, Névoa Translúcida sobre Coby County (2011). Seu quarto romance, Allegro Pastell, publicado em março de 2020, foi indicado ao Prêmio da Feira do Livro de Leipzig bem como ao Prêmio Alemão de Literatura; ficou 17 semanas na lista dos livros mais vendidos e recebeu inúmeras críticas favoráveis. Foi escolhido pela revista Der Spiegel como um dos 12 melhores romances de 2020.

Allegro Pastell
Leif Randt (Raquel Ribas Meneguzzo e Michael Korfmann trad.)
230 p.
14 x 21 cm
Editora Bestiário/Class
R$ 36
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s