Toda a potência de um coletivo feminino

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

No próximo dia 27 de maio, às 19h, o Laboratório do Texto, em parceria com a Editora Bestiário, promove o lançamento virtual do livro Clã Mulheres que Escrevem, primeira obra produzida pelo coletivo de autoras de mesmo nome, criado e coordenado pela escritora e jornalista Luciana Urbim, também organizadora da publicação. O evento acontecerá neste endereço do Google Meet (link externo) e será aberto a todos interessados em saber mais sobre o grupo e adquirir a antologia.

O Clã Mulheres que Escrevem é um projeto especial feito por e para mulheres, fruto de um trabalho iniciado em 2017, no Laboratório do Texto, com a criação de um espaço de maior liberdade e acolhimento para que as autoras do sexo feminino pudessem se desbravar na literatura e explorar seu processo criativo, sem medo e sem amarras. Sua proposta foi a de dar continuidade aos estudos de criação literária desenvolvidos nos cursos e oficinas de Escrita de Mulheres, mantendo um grupo permanente de produção.

Desde então, o coletivo já contou com diferentes formações, mas algumas participantes se mantiveram unidas, escrevendo e compartilhando suas escritas ao longo de 2020. Mesmo com o distanciamento social, este grupo de mulheres continuou se encontrando, de forma virtual, uma vez por semana, sob a coordenação e incentivo de Luciana Urbim, para escreverem de forma criativa e libertadora.

São essas mulheres que integram esta antologia: seis mulheres que encontraram na escrita a expressão de sua potência criativa. Mulheres que, em sua maioria, já passaram dos quarenta, cinquenta, sessenta e ainda sonham, criam, geram. Mulheres que, sobretudo, acreditam na força da literatura, na importância de abandonar gavetas e silêncios, se fazendo vistas, ouvidas e lidas. São elas: Denise Flores, Gabriela Guaragna, Letícia Borges, Lidia Klingelfus, Maria Cristina Padilha Leitzke e Roselena Colombo.

Para compor a capa do livro foi especialmente criada uma colagem digital sobre a fotografia da escultora francesa Camille Claudel, uma vez que sua vida e obra foi uma referência importante no processo de criação de alguns dos textos que compõem a publicação. Camille se fez presente como uma forma de resgate da história de artistas e tantas outras mulheres silenciadas e invisibilizadas como ela, o que acabou ecoando nas escritas das autoras que buscam o protagonismo feminino em suas narrativas.

O livro já está disponível para venda no site da Editora Bestiário (link externo) pelo valor de R$36.

Sobre a organizadora
Luciana Urbim tem formação em Jornalismo e Letras, com Especialização em Leitura e Produção Textual (ênfase em Escrita Criativa) e Mestrado em História da Literatura. Ex- aluna da Oficina de Criação Literária do professor Assis Brasil/ PUCRS, turma de 2016. Escritora, jornalista, professora, revisora e produtora de conteúdos no Laboratório do Texto. Tem contos e poesias publicados nas antologias Caixa de Pandora, Escrevendo mulheres, Poemas no ônibus e Caleidoscópio. Criadora dos projetos Vai ter escrita de mulher, sim e Escrita de Mulheres, condutora do coletivo de criação literária Clã Mulheres que Escrevem. Desde 2017, ministra cursos e oficinas de Escrita Criativa exclusivos para mulheres, em Porto Alegre/RS.

Clã Mulheres que Escrevem
Luciana Urbim org.
52 p.
Editora Bestiário
R$ 36
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s