Contos de um tempo eterno

Sete autores integram breve antologia de contos inspirados por obras de arte visual; publicação faz parte do projeto interdisciplinar O Tempo como Verbo

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Atena Beauvoir, Davi Koteck, Jeferson Tenório, José Falero, Juliana Maffeis, mariam pessah e Taiasmin Ohmacht. Estes são os nomes que integram a coletânea de contos O Fim do Presente, publicação que é um dos oito produtos culturais oferecidos pelo projeto O Tempo como Verbo. Iniciativa dos artistas Laura Cattani e Munir Klamt, do Instituto Cultural Torus, o projeto propõe um diálogo interdisciplinar com diferentes áreas da cultura, como literatura, música e artes visuais.

Braço literário da empreitada, o livro O Fim do Presente nasceu a partir de um desafio proposto pelos organizadores Laura e Munir: selecionar sete escritores representativos da literatura contemporânea do Rio Grande do Sul, com perfis e trajetórias diversas, para que utilizassem os registros fotográficos e audiovisuais de sete obras de arte como gatilho criativo e, a partir disso, produzissem um conto cada um, com plena liberdade criativa.

A seleção de nomes coube ao jornalista e editor de Literatura RS Vitor Diel. “Todos tiveram a liberdade para usar a obra como um elemento narrativo explícito ou indireto. Receber os contos e poder executar a primeira leitura foi motivo de muita alegria e surpresa: autores que eu imaginava que teriam uma abordagem escolheram um caminho surpreendente, trazendo novas camadas de interpretação às obras e ampliando o seu significado ainda mais”, conta Vitor, que assina a apresentação da obra. A publicação é bipartida, trazendo do lado oposto um catálogo da exposição, com imagens das obras, reflexões dos organizadores e ensaios sobre os artistas de Juliana Proenço. O artista Guilherme Dable é o responsável pela parte gráfica e intervenções nas imagens. A revisão coube a Maiara Alvarez.

Publicação é bipartida e traz, no lado oposto ao livro de contos, o catálogo da exposição com imagens das obras. Divulgação.

Além do livro O Fim do Presente, o projeto O Tempo como Verbo conta ainda com uma galeria de arte virtual (link externo), uma playlist com sete músicas (link externo), filtros de realidade aumentada para Instagram, um projeto educativo e mais.

O Fim do Presente está disponível na Livraria Cirkula (Av. Osvaldo Aranha, 522, Porto Alegre/RS) e no site do Instituto Cultural Torus (link externo). Além disso, 300 livros serão impressos e encaminhados para bibliotecas e instituições de arte e ensino (50 unidades), contemplando nove regiões do Rio Grande do Sul, além de serem distribuídos entre os artistas e autores do projeto (80 exemplares). As obras restantes ficarão disponíveis no site, podendo ser enviadas a qualquer parte do país ou exterior, tendo apenas o custo das tarifas de envio para quem tiver interesse em adquiri-lo pelo e-mail contato@torus.art.br.

Sobre o Instituto Cultural Torus
Organização cultural independente sem fins lucrativos, que age como um laboratório de ideias e produção, de caráter investigativo, reflexivo e propositivo que busca contribuir para promover transformações e estimular a economia criativa por meio de intercâmbio cultural, produção de projetos inovadores em arte contemporânea e desenvolvimento de plataformas de pesquisa.

O Fim do Presente/O Tempo como Verbo
Laura Cattani e Munir Klamt orgs.
69 p.
Editora Névoa
Distribuição gratuita (aqui)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s