Sergius Gonzaga ministra aula virtual e gratuita sobre Augusto dos Anjos

Professor de literatura comanda a tarde poética trazendo leituras e reflexões sobre a obra de um dos poetas mais originais do Brasil

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Joel Vargas/PMPA

O professor de Literatura Brasileira da UFRGS Sergius Gonzaga é o convidado da edição deste mês do projeto Poesia no Ling. Em encontro virtual e gratuito no dia 18 de agosto, quarta-feira, às 16h, ele apresentará detalhes sobre a trajetória e a obra de Augusto dos Anjos (1884-1914), um dos poetas mais originais do país, mostrando características marcantes do escritor paraibano, como a linguagem rebuscada e o lirismo pessimista. A atividade poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (link externo). Para receber o link direto do evento, lembretes e o material preparatório, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site http://www.institutoling.org.br.

Filho de antigos senhores de engenho, Augusto dos Anjos aprendeu as primeiras letras com seu pai, bacharel em Direito, faculdade que o escritor também cursou, mas nunca exerceu. Com a publicação de seus primeiros poemas no jornal O Comércio, chamou a atenção dos leitores por seu estilo literário paradoxal, cósmico e mórbido. Com uma morte prematura aos 30 anos, foi autor de um livro só, intitulado Eu, que obteve fama póstuma e o consagrou como um dos poetas mais lidos do Brasil.

Sobre o professor
Sergius Gonzaga é professor da UFRGS desde 1978 e um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo Da Vinci. Foi diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004) e Secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente, é responsável pela Universidade Aberta e pela Coordenação do Livro da Prefeitura de Porto Alegre e ministra palestras e cursos sobre Literatura Brasileira e Literatura Latino-Americana em diferentes cidades do país e do mundo.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s