Veloz cidade poética

Mais recente título de Marlon de Almeida trata dos entregadores de aplicativo e encerra projeto poético iniciado nos anos 90

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre acervo pessoal

Com estudo crítico da Professora Márcia Ivana Lima e Silva (Instituto de Letras/UFRGS), Entregador de Pressa é a quinta e última publicação de poesia de projeto poético comprometido com a premissa de literatura como resistência. Nessa obra, o ponto de partida é o cotidiano de trabalho dos entregadores de aplicativo, movidos pela pressa das ruas, resume Marlon de Almeida.

“É o cotidiano apressado desses entregadores que aqui se descortina, convidando o leitor a viajar também por essa estrada de riscos.” O livro custa R$40, com repasse a dois projetos sociais: o Coletivo Morro da Cruz e o Projeto Engima (CAp/UFRGS).

Na roleta russa da esquina
avança e não escuta
a última buzina.

Sobre o autor
Marlon de Almeida (Porto Alegre, 1966) publicou 9 livros de poesia e possui textos publicados em outras 5 antologias. É doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é professor do Colégio de Aplicação. Foi indicado ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira com o livro Malabares ou clube dos incomparáveis (2003). Com a obra Prosa do mar (2008) e com Arrastão e outros poemas (2014), venceu duas edições do Prêmio Livro do Ano – Poesia da Associação Gaúcha de Escritores. Em 2013, venceu o Prêmio Off Flip de Literatura (da Feira Literária de Paraty) para textos inéditos. Além desses prêmios, Marlon de Almeida foi finalista em três edições do Prêmio Açorianos de Literatura e foi agraciado com a ordem do mérito da Sociedade Parthenon Literário e com o certificado de finalista do Prêmio Amigos do Livro, da Associação Gaúcha de Escritores, pelo programa de rádio Poesia Blues (2013-2014) da Rádio Falando de Amor.

Entregador de Pressa
Marlon de Almeida
88 p.
R$ 40
Caiaponte Edições
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s