A jovem e engenhosa Marina Solé Pagot

Autora de trilogia que começou a ser escrita aos 12 anos de idade, escritora de Carlos Barbosa tem firmado seu nome na literatura fantástica

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reproduç
ão

Prodígio literário do Rio Grande do Sul, Marina Solé Pagot é uma autora que tem construído sua carreira criando narrativas fantásticas que funcionam como parábolas sobre temas como amadurecimento e superação. Com quase 20 anos, a escritora nascida em Bento Gonçalves e radicada em Carlos Barbosa, é a autora da trilogia Os Três Escolhidos, que cobre diferentes aventuras e desafios enfrentados pelo mesmo grupo de amigos. As obras contam a história de Beatriz, Tomás e Davi, três amigos que, ao caírem pela toca do coelho, chegam ao misterioso reino dos contos de fadas. Ali, eles descobrem ser parte de uma antiga profecia que os encarrega de salvar os habitantes do grande mal que os domina, além de conhecerem personagens como Peter Pan, Chapeuzinho Vermelho e Chapeleiro Maluco, os quais os ajudarão nessa jornada. Conforme os Três Escolhidos vão crescendo, os desafios também se tornam mais complicados, por isso, eles devem aprender rapidamente a lidar com os problemas da adolescência e com os inimigos mortais que se apresentam continuamente.

A série começou a ser escrita quando a autora estava no início da adolescência. “Atualmente, eu teria escrito Coração de Obsidiana — o primeiro título da saga — bem diferente de como a Marina de 12 anos escreveu e nem por isso eu o condeno. Gosto de ver minha evolução e adoro reler a minha trilogia”, conta. Coração Obsidiana for seguido de O Cavaleiro Branco e Reino das Memórias, livros que, como o primeiro, bebem da mesma fonte: “O máximo de pesquisa que tive que fazer para escrever os livros foi relacionada a contos de fadas – os quais eu tenho imenso prazer em ler e reler”, explica a autora, que teve seu engenhoso trabalho reconhecido em 2019, ao se tornar patrona da Feira do Livro de Carlos Barbosa.

Reprodução

Para 2022, a autora promete um novo título e mais um ambicioso projeto: As Ruínas da Rainha, primeira parte de uma duologia. “Além deste, eu estou sempre com ideias: tenho vários textos, poemas e crônicas guardados, mas também tenho outros romances engatilhados”, revela.

A Trilogia Os Três Escolhidos está com uma promoção especial nesta semana. Até às 23h59min de 14 de dezembro, os títulos estão disponíveis em conjunto por R$ 60, frete grátis para todo o Brasil, exemplares autografados e marcadores de página temáticos no site da Casa Projetos Literários (link externo). E hoje, dia 13, às 20h, a autora realiza uma live no Instagram @casaprojetosliterarios para conversar com fãs e leitores sobre a trilogia, seu trabalho na escrita e sua carreira.

Sobre as obras
Em Coração de Obsidiana – Livro 1, Beatriz, Tomás e Davi são transportados misteriosamente para um mundo onde suas visões sombrias são reais e iniciam uma saga que os fará descobrir uma ligação passada entre eles, e a assumir uma jornada em busca da derrota da Rainha Má. ​ Já em O Cavaleiro Branco – Livro 2, Davi e Beatriz voltarão ao reino na esperança de recuperar a vida e a sanidade de Tomás, que está refém de uma nova, e tão poderosa ameaça, quanto a anterior enfrentada por eles: o Cavaleiro Branco. ​ No terceiro e último livro da saga, Reino de Memórias, passados três anos da última aventura vivida pelos três escolhidos, eles retornarão aos Campos de índigo para cumprir a profecia e enfrentar, de uma vez por todas, o mal que assola os contos de fadas.

Sobre a autora
Marina Solé Pagot nasceu em Bento Gonçalves (RS) no dia 29 de abril de 2002. Atualmente mora na cidade de Carlos Barbosa e este ano inicia o curso de Escrita Criativa na PUCRS. Começou a escrever aos 12 anos seu primeiro livro, Coração de Obsidiana – Os Três Escolhidos, o qual foi publicado de forma independente três anos depois. O livro faz parte de uma trilogia que, em 2018, teve os outros dois livros publicados: O Cavaleiro Branco – Os Três Escolhidos e Reino de Memórias – Os Três Escolhidos. Em 2019 foi patrona da Feira do Livro de Carlos Barbosa, ano em que publicou seu quarto livro Somos Todas as Cores, coleção de poemas, contos e aforismos. Além de patrona, Marina já percorreu a Serra Gaúcha conversando com adolescentes em escolas, bibliotecas e Feiras do Livro sobre seus livros.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s