Festa Literária homenageia Aldyr Garcia Schlee

Evento ocorre no dia 18, sábado, no Mercado Central de Pelotas

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Gilberto Perin

Neste sábado, dia 18 de dezembro, das 16h às 22h, acontece a Movida Schlee – Festa Literária no Mercado Central de Pelotas. O evento, idealizado pelo artista plástico, escritor e editor de Edições Ardotempo Alfredo Aquino, apresenta uma intensa programação cultural em memória do escritor Aldyr Garcia Schlee (1934-2018). Na ocasião também ocorre a inauguração do Espaço Schlee.

Na Movida Schlee estão sendo lançados 16 livros novos de 7 autores notáveis e premiados recentemente. Ayalla de Aguiar (premiada agora em Portugal), Mariana Ianelli (Prêmio Minuano 2021), Cleonice Bourscheid (Luxembourg Art Prize – Mérito Artístico), João Félix Soares Neto, Luiz Carlos Vaz, Paulo Rosa e Martim César (Prêmio Pindorama 2021 – UFPel / UNIPAMPA / UFSM). E serão lançadas canções inéditas sobre a obra literária de Schlee. E, ainda, um Sarau Visual – ExpoPhotos do fotógrafo Gilberto Perin e shows do Náufragos Urbanos, Maurício Barcellos, Sulimar Rass e Paulo Timm.

Aquino observa que Schlee estimulava a todos, escrevia como ninguém, estava sempre imaginando algo novo para acontecer no momento em todos estavam parados – essa é a motivação da Movida Schlee, reunir escritores, artistas, músicos e poetas, mostrar seu trabalho, apresentar suas criações, fazer circular suas palavras e suas escritas, a sua poesia e a sua música, as suas imagens e seus filmes. “Schlee faz falta, muita falta. Disso sabemos a cada dia que passa. Esse é o motivo dessa lembrança e aos seus livros, do estímulo aos seus colegas escritores e criadores. Os seus livros estão aí para serem lidos e redescobertos em seu Universo infindável.”

Nascido em Jaguarão, no Rio Grande do Sul, a 22 de novembro de 1934, sobre a fronteira com o Uruguai, Aldyr Garcia Schlee foi escritor fronteiriço e tradutor bilíngue, que escreveu e publicou sua obra tanto em português como em espanhol. Com larga carreira no jornalismo, nas artes gráficas e no magistério superior do Brasil, foi desenhista profissional (vencedor, em 1953, de concurso nacional para a escolha do uniforme da Seleção Brasileira de Futebol), jornalista (ganhador do Prêmio Esso de Reportagem, em 1962) e Doutor em Ciências Humanas, que atuou por mais de 30 anos em várias áreas de seu conhecimento na Universidade Federal de Pelotas (onde chegou a Pró-Reitor de Extensão e Cultura) e na Universidade Católica de Pelotas (onde fundou o Curso de Jornalismo), concluindo sua carreira universitária como professor-visitante do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre.

Confira a programação do evento abaixo.

Movida Schlee – Festa Literária
Sábado, 18 de dezembro de 2021, das 16h às 22h
Mercado Central de Pelotas (Praça Sete de Julho, 179 – Centro, Pelotas/ RS)
Lançamentos de livros
Inauguração do Espaço Schlee
19h30: Palavra do Secretário da Cultura , Sr. Paulo Pedroso, e palavra da prefeita, Sra. Paula Mascarenhas
20h: Sarau visual – Expophotos de Gilberto Perin – espetáculo visual: projeção dinâmica de imagens
20h15: Show de Maurício Barcellos (cantor e compositor vencedor da califórnia da canção) apresenta duas canções inéditas para Aldyr Garcia Schlee. Poema de Martim César e Alfonsina e o mar – projeção de vídeo gravado
20h30: Show de Rô Bjerk e Ricardo Fragoso, lançamento do CD Relógios de Areia – Náufragos Urbanos, autógrafos e show musical com a participação especial de Sulimar Rass e Paulo Timm, com três canções em homenagem aos contos de Aldyr Garcia Schlee

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s