Novo livro de coleção sobre cinema registra o olhar de um dos maiores especialistas sobre adaptação literária para a tela
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
O que é uma adaptação cinematográfica ou televisiva de uma obra literária? Como avaliar sua qualidade? Por que é tão comum os aficionados a certo livro se sentirem frustrados com sua adaptação nas telas? Por que tantos filmes não são “fiéis” à obra literária? E, afinal, é válido sustentar “fidelidade” na adaptação?
Estas são algumas das questões às quais o novo título da coleção Cinema, publicada pela Artes e Ofícios, se dedica. Marcelo Bulhões analisa temas indispensáveis que envolvem o problema da adaptação literária em cinema e televisão em uma abordagem que concilia tratamento teórico rigoroso e interpretações desconcertantes. Da Letra à Tela oferta-se tanto a estudiosos do tema (professores e estudantes de literatura, cinema e televisão) quanto a espectadores e leitores apaixonados.
A obra já está disponível nas livrarias.
Sobre o autor
Marcelo Bulhões é livre-docente (Unesp) em Teoria Literária, Doutor em Literatura Brasileira(USP) e Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Curso de Graduação em jornalismo d Unesp – FAAC. É autor dos livros A Fição das Mídias: um Curso sobre a Narrativa nos Meios Audiovisuais (Ática, 2009), Jornalismo e Literatura em Convergência (Ática, 2007), Leituras do Desejo: O Erotismo no Romance Naturalista Brasileiro (Edusp,2003), Literatura em Campo Minado: a Metalinguagem em Graciliano Ramos e a Tradição Literária Brasileira (Annablume,1999), A Carne-Júlio Ribeiro (Organizador); (Ateliê, 2002), Jornalismo Literatura e Violência: A Escrita de João Antônio (Unesp/FAAC, 2005), além de diversos artigos na área da Comunicação e Letras.

Da Letra à Tela
Marcelo Bulhões
288 p.
Artes e Ofícios
R$ 67
Compre aqui (link externo)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.