A crítica que assim se reconhece

Ronald Augusto reúne em livro textos e reflexões que discutem diferentes aspectos da escrita e da poética

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Leonardo Brasiliense

Já está disponível pelo site da Editora Ogums Crítica Parcial, mais recente livro de Ronald Augusto. A obra reúne ensaios, artigos, entrevistas e caligramas que registram a potência, a inteligência e a assertividade com as quais o autor tem construído sua carreira de quase 40 anos. Filósofo por formação, Ronald ressalta que a importância da crítica para o campo da criação é o de confrontar juízos de valor no sentido em que nenhum nome ou criação nesse campo deve ocupar um lugar de consagração absoluta.

Crítica Parcial passeia por tópicos como a linguagem de alguns poetas, as condições de prestigiamento e apagamento seletivos de algumas vozes da literatura brasileira, as implicações raciais sobre a constituição das consagrações poéticas, além de discussões conceituais sobre certos vetores estéticos associados à poesia. Entre os autores sobre os quais Ronald se debruça, estão Marlon Pires Ramos, Ricardo Piglia, Eliane Marques, Oliveira Silveira e Augusto dos Anjos.

Sobre o autor
Ronald Augusto nasceu em Rio Grande/RS a 04 de agosto de 1961. É poeta, crítico de poesia e ensaísta, formado em Filosofia pela UFRGS. É autor de, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004), No Assoalho Duro (2007), Cair de Costas (2012), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012), Decupagens Assim (2012), Empresto do Visitante (2013), À Ipásia que o espera (2016) e Entre uma praia e outra (2018). Dá expediente no blog Poesia Pau (link externo) e é colunista do portal de notícias Sul21 (link externo).

Crítica Parcial
Ronald Augusto
216 p.
R$ 60
Editora Ogums
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s