FURG, PUCRS e UFSM se unem em programação presencial que ocorre entre 20 e 24 de junho
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio
Três instituições de ensino superior do estado, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizam juntas um evento alusivo aos 100 anos do escritor português José Saramago. Entre os dias 20 e 24 de junho, atividades como mesas de debate e sessões de comunicação relembram a vida e a obra do único escritor de língua portuguesa a vencer o Prêmio Nobel de Literatura.
A primeira atividade de José Saramago 100 anos: o inventor de bússolas ocorre no dia 20, na UFSM. No dia 21, o evento inicia na FURG com a participação de Adail Sobral, Mauro Nicola Póvoas e José Luis Giovanoni Fornos em conversa sobre o legado do autor de O Evangelho segundo Jesus Cristo às 9h no auditório do Instituto de Letras e Artes (ILA). Às 9h30, o professor Giovanoni Fornos conta com a participação dos também professores Carlos Nogueira, da Universidade de Vigo, e Tainara Quintana da Cunha, da FURG. O período da tarde será destinado para comunicações sobre a obra de Saramago, a partir das 14h, e um debate de encerramento, com os professores Mauro Nicola Póvoas, Adail Sobral e Gabriela Farias da Silva (UFLA). Do dia 22 ao dia 24, atividades ocorrem na PUCRS.
Outra atração será uma exposição sobre a vida e obra de Saramago, no átrio do ILA. Organizada pela Fundação José Saramago e cedida à FURG, Voltar aos passos que foram dados é composta por quinze banners que remontam a trajetória do homenageado e estará disponível para a visitação do público no dia do evento.
Todas as atividades serão presenciais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do formulário disponível neste site (link externo).
Graduandos e pós-graduandos interessados em apresentar comunicações devem enviar resumos de até 10 linhas para o e-mail saramago100furg@gmail.com. Os trabalhos devem abarcar o tema “José Saramago”. Ouvintes receberão certificados de 6h. O evento possui o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (FAPERGS) e da Fundação José Saramago.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
