Mais de 80 produções culturais e artísticas de Caxias do Sul e região enviaram trabalhos para concorrer às 16 vagas do edital. As apresentações selecionadas ocorrerão de agosto de 2022 a abril de 2023
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio
O projeto Ocupa Quindim, do Instituto de Leitura Quindim (ILQ), já tem a lista das 16 produções artísticas e culturais, de Caxias do Sul e Serra Gaúcha, contempladas. Ao todo, 82 projetos fizeram as inscrições para o edital, que previa a contratação de 50% de produções de Caxias do Sul e os demais 50% de outras cidades da Serra Gaúcha. As apresentações dos trabalhos selecionados ocorrerão de agosto de 2022 a abril de 2023, no Instituto. Todas as performances deverão respeitar os protocolos municipais vigentes para conter a pandemia da Covid-19.
Com o intuito de levar ainda mais literatura, cultura, música, teatro e muita arte para o espaço do Instituto de Leitura Quindim, nasceu o Ocupa Quindim, que realizará ocupações artísticas quinzenais (duas por mês a partir de agosto/22 até abril/23) no ILQ, que é reconhecido como local de utilidade pública de Caxias do Sul pela Lei Municipal nº 5.861/20.
Projeto de seis municípios se inscreveram (Caxias do Sul, Flores da Cunha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Farroupilha e Bento Gonçalves) e cinco foram contemplados (Caxias do Sul, Garibaldi, Flores da Cunha, Carlos Barbosa, Farroupilha), por uma banca avaliadora composta pelos jurados: Zica Stockmans (Artes Cênicas); Gislaine Sacchet (Dança); Daniel Ignacio Vargas Gomez (Audiovisual); Carla Vanez (Saberes Populares) Cristiane Ferronato (Música); Silvana Boone (Artes Visuais); Alessandra Rech (Literatura). A comissão avaliou os seguintes critérios para a seleção: a qualidade artística das propostas; estar de acordo com a área artística proposta; alinhamento com o público do Instituto e das iniciativas que o Quindim já vem desenvolvendo; se a proposta na faixa do valor de cachê se enquadra com a proposta apresentada; e viabilidade de execução.
Confira abaixo a lista de projetos contemplados:
Artes visuais
- Alessandra Karina Rech ismp: Imagem sensível de memórias possíveis (Caxias do Sul)
- Giovana Mazzochi: Oficina de Criação de personagens Autômatos (Caxias do Sul)
Cinema
- Michella Poyer Biazus: Videocirco Lunares / Exibição e bate-papo com Joanas D’ar (Caxias do Sul)
Dança
- Geovani de Gregori: Retamar Cultura Hip Hop Ocupa Quindim (Caxias do Sul)
- Júlia Pellizzari de Mattos: Experiências sensoriais para a consciência corporal (Caxias do Sul)
Literatura
- Isabel Varriale Damian: Como contar histórias, fazer teatro e músicas para surdos, pessoas com deficiência visual ou com autismo? (Flores da Cunha)
Música
- Laura Agliardi Dalmas: Show Minha Essência (Carlos Barbosa)
- Leonardo Bottini dos Reis: A História do Choro – Uma linha do tempo musical (Caxias do Sul)
- Cristina Sachet: Tita &Rafa | Especial Quindim (Caxias do Sul)
- Lucas Saleri: Show “Flor da Areia – Celebrar a Primavera” (Garibaldi)
Saberes populares
- Francione França: Tombayê Percussão & Nossos Carnavais (Farroupilha)
- Francisco Ailton dos Santos: Kãgran: o ensino da temática indígena e os Kaingangs no Rio Grande do Sul. (Flores da Cunha)
Teatro
- Janio Pereira Nunes: Aventuras na Biblioteca (Caxias do Sul)
- Diane Andréia Schizzi Becker: As Phynas em Fenabephy (Garibaldi)
- Darlan Gebing Scheid: Um passarinho me contou (Caxias do Sul)
- Manuela Guerra: Apresentação Espetáculo “As verdades desse menino Pinóquio” (Garibaldi)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
