Sutil como uma manada de elefantes

Luciana Konradt reúne em livro 21 contos curtos escritos com concisão, firmeza e delicadeza

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Já está disponível pela Editora Cinco Gatas o novo livro de Luciana Konradt. Boiada de Elefantes e outras histórias curtas é uma seleção de 21 narrativas breves que compõem um passeio entre cenas cotidianas, memórias afetivas e realidades fantásticas para conduzir o leitor a diferentes espaços carregados de encantamento. Os contos nos levam às brincadeiras entre irmãos, na história que dá título ao livro, ou à perplexidade da morte, da solidão e do preconceito. Falam de amor à beira do Guaíba, da primeira visita ao mar, daquela viagem adiada e das mudanças na vida.

Segundo o escritor Celso Sisto, os contos de Luciana “carregam o poder de dialogar com a memória do leitor, porque de imediato o farão reconhecer a poesia da linguagem, nas mãos afetuosas, de ourives, da autora; na entrega investigativa de quem constrói, com extremo cuidado, seu universo de narrar”.

Confira abaixo um trecho do conto Falando com lobos:

“Pé após pé, como quem anda sobre nuvens, ela entrou no auditório vazio. Na sala enorme, a decoração limitava-se à cortina pesada, uma mesa antiga ao fundo e duas galerias laterais, compostas por fileiras de cadeiras revestidas com um veludo azul esmaecido. Na parte da frente, ocupando quase toda a largura da sala, ficava a bancada horizontal, destinada à imprensa.

Chapeuzinho deixara a casa da Vovó. Ingressa ra na faculdade. Agora, estava ali. Formara-se há menos de um mês e começava seu primeiro dia de trabalho. Sem nenhuma prática, era pura ansiedade. Mas essa não era sua maior preocupação. Chegara ao fim do curso com louvor e, com certeza, teria capacidade para enfrentar os desafios e superar suas inseguranças. Estava, na verdade, apavorada com a ideia de trabalhar entre lobos. Em um lugar dominado por eles. Logo, aquele imenso salão estaria fervilhando. Ela seria, praticamente, a única mulher entre lobos veteranos e ávidos por uma presa fácil.” (p. 19)

Sobre a autora
Luciana Konradt nasceu em Pelotas. É jornalista e advogada. Cursou Magistério no Colégio Anglicano Santa Margarida e Francês no Instituto de Letras e Artes da UFPel. É formada em Comunicação Social e Direito pelas Universidades Católica e Federal de Pelotas. Reside em Porto Alegre, onde exerce a advocacia e participa de grupos de escrita e discussão literária. Em 2021, lançou seu primeiro livro de contos, Bordados do Tempo, também pela Editora Cinco Gatas

Boiada de Elefantes e outras histórias curtas
Luciana Konradt
102 p.
Editora Cinco Gatas
R$ 42

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s