Filho adotivo, Alexandre Lucchese lança livro para quebrar preconceitos sobre mães biológicas que entregam filhos para adoção
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto Thais Brandão
Mais recente empreendimento literário do jornalista e escritor Alexandre Lucchese, o livro Será que ela lembra de mim? dedica-se a um aspecto da adoção de crianças, realidade que o autor conhece por experiência, ainda pouco abordado na literatura e nos debates na sociedade: o preconceito sofrido por mães que entregam seus filhos para adoção. Com ilustrações de Camilo Martins, a obra conta a história de uma onça-pintada que vive no Pantanal e faz de tudo para permanecer perto do seu filhote. No entanto, o desmatamento e as transformações do bioma colocam a felina diante de desafios para manter sua prole unida. A história possibilita crianças e adultos refletirem a respeito de temas como adoção, entrega voluntária, direito à identidade biológica e desigualdade social.

“Desde que comecei a pesquisar sobre adoção, há mais de dez anos, percebi que havia carência de livros que abordassem o tema do ponto de vista dos filhos. Vida de Adotivo nasceu como uma forma de minimizar esse vazio. No entanto, as famílias biológicas dos adotados são ainda menos representadas na literatura. Será que ela lembra de mim? vem para ajudar a suprir essa carência, com foco principalmente nas mães que doam filhos, muitas vezes julgadas de maneira preconceituosa”, explica o autor, lembrando que a entrega voluntária para adoção é um direito da mãe, cujo exercício é assegurado e disciplinado de pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Será que ela lembra de mim? será lançado no dia 5 de setembro, às 20h08, em live no perfil @vidadeadotivo no Instagram. Na ocasião, a cada livro vendido, o autor doará um exemplar para uma escola ou instituição ligado ao acolhimento ou adoção a fim de “promover uma nova consciência sobre sociedade e família para as gerações em crescimento”, explica.
Sobre o autor
Alexandre Lucchese é jornalista e escritor. Filho por adoção, é também autor de Infinita Highway, biografia da banda Engenheiros do Hawaii, e Vida de Adotivo, em que narra sua própria história de busca pela família de origem e reúne relatos de mais 12 adotados. O escritor também é fundador da Adotiva – Associação Brasileira de Pessoas Adotadas e mantém o Instagram @vidadeadotivo.

Será que ela lembra de mim?
Alexandre Lucchese e Camilo Martins
Physalis Editora
44 p.
R$ 64
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
