Simões Lopes Neto e a fabricação do Rio Grande gaúcho

Jocelito Zalla analisa o processo da construção coletiva da identidade gaúcha e a afirmação de um modelo de gauchismo

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Jocelito Zalla lança seu novo livro, Simões Lopes Neto e a fabricação do Rio Grande gaúcho: Literatura e memória histórica no sul do Brasil, na quinta-feira, 22 de setembro, a partir das 18h30, no Museu da UFRGS (Avenida Osvaldo Aranha, 277 – Porto Alegre/RS). Com 320 páginas, a obra é uma publicação da Editora Oikos e estará à venda no lançamento por R$ 50. Após a sessão de autógrafos, será realizado, às 19h30, um bate-papo sobre literatura gaúcha com o professor convidado Luís Augusto Fischer.

Fruto da pesquisa de Jocelito Zalla sobre o escritor pelotense e a construção da identidade gaúcha para a região, o livro é originalmente parte de tese de doutorado em História Social pela UFRJ. Com enfoque na Primeira República, Zalla reconsiderou as tradições letradas local, nacional e rio-platense do oitocentos na perspectiva de leitura de Simões Lopes Neto, mostrando seus diálogos e apropriações, além de suas intervenções historiográficas, folcloristas e literárias na definição da memória histórica do Rio Grande. Em sua análise, o autor oferece uma contribuição importante para elencar elementos que permitem compreender o processo de construção de identidade gaúcha e as disputas para a afirmação de um dado modelo de gauchismo, marcado pela domesticação das características do gaúcho rebelde dos primórdios.

Sobre o autor
Jocelito Zalla é bacharel, licenciado e mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio na Université Paris-Sorbonne. É professor do Colégio de Aplicação, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa História do Brasil República, História Cultural, Historiografia e História da Literatura. Autor de O centauro e a pena: Barbosa Lessa e a invenção das tradições gaúchas (Editora da UFRGS, 2018).

Simões Lopes Neto e a fabricação do Rio Grande gaúcho: Literatura e memória histórica no sul do Brasil
Jocelito Zalla
Editora Oikos
320 p.
R$ 75
Comprar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário