Textos breves e híbridos com Amilcar Bettega

Texto: assessoria
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

Autor de vários livros, entre os quais, Os lados do círculo (Companhia das Letras, 2004) e Prosa Pequena (Zouk, 2019), ganhador de prêmios como o Açorianos, Portugal Telecom e Casa de las Américas, o escritor Amilcar Bettega vai ministrar em Porto Alegre um curso/oficina de 12 encontros semanais sobre textos breves e híbridos, com início previsto para o mês de março.

Partindo da ideia de que leitura e escrita são práticas imbricadas e indissociáveis dentro do processo de criação literária, o propósito que norteia todos os cursos da escrevelendo, oficina de textos criada por Amilcar, é exercitar tais práticas num espaço voltado para a reflexão sobre o texto ficcional tendo ele próprio, o texto de ficção, como partida e chegada do fazer literário.

A atividade terá carga horária de um encontro semanal de duas horas e meia durante 12 semanas. Os encontros serão realizados na Casa Plural (Rua André Puente, 136 – Porto Alegre/RS), em dia e horário a serem definidos posteriormente, a partir da montagem do grupo.

O objetivo do curso é explorar formas literárias consideradas breves e que não se encaixam exatamente nos gêneros de narrativa curta mais conhecidos e veiculados pelo mercado editorial – tais como o conto ou a crônica –, abrindo o universo dos participantes a outras possibilidades da narrativa. A cada semana serão lidos e discutidos textos de um(a) autor(a) que explora estas formas breves num registro mais híbrido e, a partir desta discussão, alguns exercícios serão propostos de maneira a estimular os participantes a produzirem seus próprios textos. Porém, não há obrigatoriedade de escrita. O curso é aberto tanto às pessoas que escrevem ou querem escrever quanto àquelas que pretendem apenas ler e conhecer novos textos.

Dentre os autores do corpus estão Robert Walser, Noemi Jaffe, Lydia Davis.

O investimento é de R$ 1.250,00 à vista ou três pagamentos de R$ 450, em cheque ou cartão de crédito.

Inscrições e outras informações pelo e-mail escrevelendo88@gmail.com.

Sobre o autor
Amilcar Bettega é doutor em Letras pela Sorbonne Nouvelle – Paris 3/PUCRS, escritor, professor de Escrita Criativa e tradutor. Autor de O voo da trapezista (Prêmio Açorianos 1995), editado pela Movimento/IEL, e Deixe o quarto como está (Prêmio Açorianos e Menção especial do Prémio Casa de las Américas 2003, em Cuba), Os lados do círculo (Prêmio Portugal Telecom 2005) e Barreira (finalista do Prêmio São Paulo 2014), todos pela Companhia das Letras. E mais recentemente, em 2019, publicou pela Editora Zouk Prosa pequena. Seus livros e contos estão publicados em países como Portugal, Espanha, Itália, França, EUA, Suécia, Bulgária e Luxemburgo. Em 2010, foi escritor-residente no International Writing Program da Universidade de Iowa, nos EUA.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s