Walter Karwatzki narra em livro suas andanças e experiências em La Habana
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação
San Cristóbal de La Habana, ou simplesmente La Habana, a capital de Cuba, tem lá suas belezas visíveis: o mar tropical, a arquitetura colonial espanhola e seu povo multirracial – todas bem fáceis de se perceber. Porém, a maior das belezas desta cidade não se vê a olho nu; é preciso ouvi-la. Sim, a grande beleza de uma cidade está na história de seu povo e nas histórias que o seu povo conta.
No livro La Habana, Walter Karwatzki apresenta suas vivências na capital de Cuba. “Ouvi e vivi histórias que certamente não teriam sido possíveis se eu não tivesse fugido dos óbvios roteiros recomendados pelas agências de turismo – tanto as estatais como as privadas”, revela. “Munido de um bom mapa da cidade, alguns recursos monetários – pesos cubanos, dólares e cartões de crédito –, um guia de bolso, uma máquina fotográfica, muita vontade de andar, nenhuma vergonha de perguntar e uma imensa paciência de ouvir, fui ver, viver e ouvir a urbe de San Cristóbal de La Habana”.
O resultado desta imersão é o terceiro livro de Walter Karwatzki sobre suas vivências na capital cubana. O livro tem apresentação de Adeli Sell e prefácio de Luiz Eduardo Robison Achutti.
La Habana, da Editora Documenta, será lançado dia 24 de setembro, sábado, às 16h, na La Croissantèrie (Rua Ramiro Barcelos, 1829 – Porto Alegre/RS). Parte do valor de capa do livro, no dia do lançamento, será destino para a AVICO – Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas de Covid-19.
Sobre o autor
Walter Karwatzki (Maceió – AL), é doutor em Processos e Manifestações Culturais. Autor dos livros Desde La Habana (2018), e Habaneras (2012). Recebeu, em 2022, o 3° lugar no Prêmio Octávio Leite, categoria crônica no XXX Concurso Literário da Academia de Letras de São João da Boa Vista (SP). Em 2021, recebeu a menção honrosa, categoria crônica, no VXII Concurso Literário Mario Quintana do SINTRAJUFE (Porto Alegre – RS). Ainda, em 2021, foi selecionado no II Prêmio Literário de Direitos Humanos Prof. Eduardo C. B. Bittar, categoria crônica.

La Habana
Walter Karwatzki
Editora Documenta
110 p.
R$ 40
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
