Textos inéditos de Noll chegam a público

Livro reúne 26 contos nunca publicados e o fragmento de um romance inacabado de João Gilberto Noll

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Chega nesta semana às livrarias a obra Educação natural: textos póstumos e inéditos, que apresenta 26 contos inéditos e cerca de 20 páginas de um romance inacabado escritos por João Gilberto Noll. Os textos foram encontrados no ano passado em um arquivo do computador do escritor gaúcho, morto em 2017. As narrativas tratam de temas caros ao autor, vencedor do prêmio Jabuti em seis ocasiões, como o aspecto trágico da existência, as possibilidades de transfiguração do corpo e as questões de gênero, retratando de maneira poética personagens que estão sempre à deriva, desgarrados, esquecidos ou ansiosos por esquecer.

Os 26 contos estavam em uma pasta chamada Contos não enviados, todos assinados, com indícios de terem sido finalizados até 2006. Em uma das narrativas, um homem entra na casa de uma mulher no meio da noite para reaver a memória de um amigo desaparecido; em outra, um homem atormentado agoniza no chão sujo de um banheiro público, enquanto rememora sua glória indesejada. Já o original do romance inacabado e sem título tinha sido doado ao Instituto Moreira Salles. O arquivo do computador indica que ele foi iniciado em 2015 e que Noll estava trabalhando nesse texto quando morreu, dois anos depois.

O livro tem organização e posfácio de Edson Migracielo e texto de orelha de Joca Reiners Terron, que escreve: “Este volume, que reúne material inédito, porém conservado cuidadosamente para publicação, assim como o irromper de um romance felizmente inacabado, supõe o alegre reencontro – talvez o último – com a literatura de um autor imprescindível”.

Educação natural: textos póstumos e inéditos será lançado oficialmente no sábado, 24 de setembro, às 11h, durante bate-papo de Migracielo com Marcelino Freire na Livraria da Travessa (R. dos Pinheiros, 513 – Pinheiros, São Paulo/SP), dentro da programação do Festival Faísca.

Sobre o autor
João Gilberto Noll nasceu em Porto Alegre, em 1946, e faleceu na mesma cidade em 2017. Publicou dezenove livros, entre eles O cego e a dançarina, A fúria do corpo, Bandoleiros e Lorde. Recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Jabuti em seis ocasiões. Seus livros já foram adaptados para o cinema e o teatro, e há títulos publicados em oito países. No Brasil, sua obra é publicada pela Editora Record.

Educação natural: textos póstumos e inéditos
João Gilberto Noll
Editora Record
240 p.
R$ 59,90

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário