Daniel Munduruku, Noemi Jaffe, Lázaro Ramos, MV Bill, Daniel Galera e muito mais
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Diego Lopes/CRL
A 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha. Com solenidade de abertura agendada para às 18h do dia 28, o evento terá 59 bancas de livros na área geral e 12 na área infantil e sete mil metros quadrados de área total — dos quais cinco mil de área coberta. Serão mais de 500 sessões de autógrafos e centenas de atividades gratuitas e voltadas para todos os públicos.
Literatura RS selecionou algumas atrações da programação da primeira semana de evento. Confira abaixo!

Clara Corleone
29 de outubro, sábado
14h
Rodas de Leitura: o que são, de onde vieram, para onde vão?
Local: Sala Moacyr Scliar
Conversa com Suzana Vargas. Público: professores, bibliotecários e outros mediadores de leitura
15h
Simpósio – O caminho para o Haikai
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Alice Ruiz, Andrei Cunha, Camilo de Lélis, Ricardo Silvestrin e Roberto Schmitt-Prym. O haikai japonês e a poesia no Brasil. A influência e a relação da poesia e do haikai japonês na poesia brasileira ao longo dos anos e no modernismo, que ocorreu no universo literário brasileiro há cerca de 100 anos. Os participantes aprofundam suas compreensões sobre o tema e promovem um intercâmbio cultural nipo-brasileiro por meio do haikai.
15h
Conversa com o Patrono da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre
Local: Sala O Retrato
Com Carlos Nejar, Fabrício Carpinejar, amigos, Patronos de Feiras anteriores e convidados. Carlos Nejar, Patrono da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, encontra amigos escritores e o filho Fabrício Carpinejar, Patrono da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, em uma conversa afetiva em que rememora sua trajetória como poeta, ficcionista, tradutor e crítico literário.
16h
Discussões AEILIJ: O papel da literatura infantil e juvenil na escola
Local: Sala Moacyr Scliar
Com Ana Paula Cecato, Andrea Viviana Taubman, Gláucia de Souza e Milene Barazzetti. Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Público: autores, mediadores da leitura e outros interessados.
17h30min
A dor e a delícia de ser escritora
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Clara Corleone, Letícia Wierzchowski, Júlia Dantas, Taiane Santi Martins e mediação de Nathallia Protazio.
30 de outubro, domingo
17h30min
A escrita como veículo de transformação social
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Cida Bento, Adriana Santos e mediação de Bruna Fernandes Marcondes. A Feira do Livro recebe Cida Bento, doutora em psicologia, eleita pela revista britânica The Economist uma das cinquenta pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade, (O Pacto da Branquitude, Cia das Letras/2022) e Adriana Santos, Coordenadora de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre. Mediação de Bruna Fernandes Marcondes, advogada em direitos sociais.
18h
Todo mundo pode contar histórias, com Antônio Schimeneck
Local: Circo dos Mafagafos
Público: mediadores de leitura

Arthur de Faria
31 de outubro, segunda
15h
Oficina: O jogo da criação poética tem regras ou não? 1/2
Local: Sala O Retrato
Com Ronald Augusto. O interesse da oficina não será o de saber o que é a poesia, não julgar seu valor em relação a outras formas de expressão, mas fazer a ligação direta com a criação de poemas. Ministrada pelo poeta e ensaísta, formado em Filosofia pela UFRGS e mestrando em Letras na mesma instituição, autor de O leitor desobediente (2020), Tornaviagem (2020) e Crítica Parcial (2022) entre outros.
16h
100 anos da Semana de Arte Moderna: reflexos do Modernismo na literatura do RS
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Ruben Daniel Méndez Castiglioni, José Eduardo Degrazia e Luís Augusto Fischer. A Academia Rio-Grandense de Letras reflete sobre os marcos estéticos legados pela geração de 22 e seu impacto na literatura do país, destacando autores e obras que se tornaram referências na assimilação do Modernismo e resgatando os modernismos excluídos pela Semana de Arte Moderna.
18h
Porto Alegre: uma biografia musical
Local: Teatro Carlos Urbim
Com Arthur de Faria, Luís Augusto Fischer e Vitor Ramil. Nos 250 anos da nossa capital, o músico e jornalista Arthur de Faria conta em livro a história musical da cidade, do início do povoamento até a Era do Rádio. Músico, arranjador e compositor. Escreveu 52 trilhas para cinema e teatro, lidera a Tum Toin Foin Banda de Câmara, lançou 20 álbuns, EPs e singles e autor de Elis:uma biografia musical (Ed.Arquipélago/2016)- Conversa sobre seu novo livro Porto Alegre: uma biografia musical (Ed Arquipélago/2022) com Vitor Ramil, Compositor, letrista, cantor, escritor brasileiro e autor de onze álbuns.(A primavera da pontuação, Cosac Naify/2014) e Luís Augusto Fischer (duas formações, uma história: Das ideias fora do lugar ao perspectivismo ameríndio, Arquipélago/2021 e A ideologia modernista: a Semana de 22 e sua consagração, Ed Todavia/2022).

MV Bill
1° de novembro, terça
15h30min
As tragédias do jogo da vida como matéria de ficção para jovens
Local: Espaço Jovem Petrobras
Bate-papo com Pablo Morenno
16h
O país do futuro e seu destino
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Juremir Machado da Silva, Luís Augusto Fischer e João Carlos Brum Torres. Ensaios sobre o bicentenário do Brasil: 1822-2022. (Brasil, o país do futuro e seu destino, Editora LPM/2022)
17h
Bate-papo com Ponciano Corrêa e Sara Nascimento
Local: Espaço Jovem Petrobras
Histórias do outro lado da ponte, com Ponciano Corrêa, e Histórias surgidas em sonhos, com Sara Nascimento
17h30min
Vitrine de lançamentos – saindo do prelo!
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Ana Emília Cardoso, Gabriela Leal, Tatiana Sabadini e Priscila Pasko. As autoras Ana Emilia Cardoso (A mulher que atravessa a ponte, Ed.Zouk/2022), Gabriela Leal (Lingua da medusa, Ed. Zouk/2022) e Tatiana Sabadini (Segundo 19, Ed.Zouk/2022) conversam sobre seus lançamentos, processos criativos e literatura. Mediação de Priscila Pasko (Como se mata uma ilha, Ed.Zouk/2019)
18h
Literatura, vida e realidade
Local: Teatro Carlos Urbim
Com MV BIll e Domicio Grillo. MV Bill, rapper, escritor, ator e cineasta brasileiro. Nascido e criado na comunidade carioca Cidade de Deus. Ativista social foi um dos fundadores da ONG Central Única das Favelas (CUFA), que através do conceito do movimento Hip Hop, desenvolve projetos sociais e culturais nas comunidades carentes.( MV Bill: A vida me ensinou a caminhar, Editora AGE/2022). O autor conversa com Domicio Grillo, músico, comunicador e radialista.

Samir Machado de Machado
2 de novembro, quarta
17h
Homenagem a Gláucia de Souza por seus 25 anos de carreira literária
Local: Circo dos Mafagafos
Com Vera Teixeira de Aguiar, grupo Voelendo e estudantes da EMEF Monteiro Lobato de Canoas. Coordenação: Ana Paula Cecato
18h
Pensando o Brasil no passado, presente e futuro
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Daniel Galera, Samir Machado de Machado, Tobias Carvalho e Nanni Rios. Daniel Galera, (O deus das avencas, Cia das Letras/2021), Samir Machado de Machado (Homens Cordiais, Editora Rocco/2021 e Corpos Secos, Alfaguara/2020), Tobias Carvalho (Visão Noturna, Todavia/2021) trocam ideias e saberes! Com mediação de Nanni Rios

mariam pessah
3 de novembro, quinta
13h30min
A urgência da representatividade negra na Literatura Infantil: reflexões e referências
Local: Sala O Retrato
Roda de conversa com a escritora Sonia Rosa, das 13h30min às 15h30min. Sonia é mestre em Relações Étnicos Raciais, pedagoga, professora e contadora de histórias. Tem mais de cinquenta livros publicados. Sua obra literária é repleta de personagens negros em protagonismo. Em quase trinta anos de carreira, já recebeu alguns prêmios e seus livros estão presentes em muitas escolas públicas do País. Alguns de seus livros foram editados em outros países. A autora tem 12 bibliotecas escolares batizadas com seu nome.
15h
Oficina de escrita e escuta feminista 1/2
Local: Sala O Retrato
Com mariam pessah. A Oficina de escrita e escuta feminiSta não tem por objetivo formar escritoras, mas escreVedoras, por isso não é necessária experiência prévia. Também trabalhamos sobre o nosso espaço linguístico e o lugar de fala e de escrita. E o de escuta? Importa isso na hora da produ(A)ção? Vamos refletir sobre estas e outras perguntas por meio de conversas, leituras, exercícios de criação e oráculos literários. Inscrições
17h30min
O que é o luto? Depois é nunca!
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Renato Noguera e Fabrício Carpinejar. Renato Noguera , filósofo, professor, dramaturgo e roteirista , (O que é o luto, Harper Collins/2022) e Fabricio Carpinejar, poeta, cronista, Patrono da 67ª Feira do Livro (Depois é nunca, Record/2021) conversam sobre como nós os mitos e as filosofias entendem a morte e a dor da perda. Como enfrentar as partes quebradas dentro de nós que a morte provoca!
4 de novembro, sexta
17h30min
Identidade gaúcha e gênero
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Clarissa Ferreira, Ondina Fachel Leal, Caio Tedesco e Nanni Rios. As pesquisadoras Clarissa Ferreira (Gauchismo Líquido: reflexões contemporâneas sobre a cultura do RS, Editora Coragem), Ondina Fachel (Os gaúchos: cultura e identidade masculina no pampa, Editora Tomo) e o pesquisador Caio Tedesco, discutem questões de gênero na cultura do Rio Grande do Sul e na construção de uma “identidade gaúcha”, trazendo as experiências de suas pesquisas sobre o tema nas áreas de Antropologia, Etnomusicologia e História. Mediação de Nanni Rios

Olívio Jekupé
5 de novembro, sábado
10h
15º Mutação na Feira – HQs, Zines e Cultura Pop
Local: Espaço Jovem Petrobras
Das 10h às 20h
15h
Elviras
Local: Sala Moacyr Scliar
Sarau com Dani Espíndola, Eliane Marques, Amanda Costa e mariam pessah. Mediação: Mires Batista Bender
16h
Quanto do que pensamos ser amor é apenas projeção?
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Geir Gulliksen e Cris Lisbôa. O norueguês Geir Gulliksen (História de um casamento, Ed. Rua do Sabão/2022) se apoia em acontecimentos autobiográficos para falar de relacionamento que está ruindo e questionar as convenções de masculinidade e feminilidade. Mediação de Cris Lisbôa (Tem um coração que faz barulho de água, Editora Memória Visual/2018). Evento com tradução simultânea para o Português
17h30min
Noemi Jaffe, a elaboração de afetos: uma escrita singular e plural
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Noemi Jaffe, Jane Tutikian e Paula Taitelbaum. Conversa com Noemi Jaffe, escritora, doutora em literatura brasileira pela USP, professora de escrita e literatura e crítica literária. Publicou vários livros, entre romances, contos, poesia e teoria literária, entre eles, O que ela sussurra/ 2020 e Lili/2021, ambos pela Cia das Letras. Coordena o Centro Cultural Literário Escrevedeira desde 2017. Mediação de Jane Tutikian, escritora premiada, professora universitária, foi Vice Reitora da UFRGS e Patrona da 57ª Feira do Livro, e Paula Taitelbaum, que além de já ter escrito livros de poemas para adultos, é autora das obras infantis Poupou (Editora Piu/2019) e Ora Bolas (Editora Piu/2019)
18h
Planeta Terra chamando!
Local: Teatro Carlos Urbim
Com Daniel Munduruku, Auritha Tabajara, Jovina Renh Ga e Olivio Jekupé. Encontro poderoso de quatro indígenas! Como o conhecimento indígena pode evitar crises ambientais? Vamos entender o funcionamento do planeta? Como a literatura indígena e suas manifestações culturais podem ajudar nesse processo?

Lázaro Ramos
6 de novembro, domingo
16h
Medida provisória – Diário do diretor
Local: Teatro Carlos Urbim
Com Lázaro Ramos e mediação de Alê Garcia. Em Medida provisória: Diário do diretor (Editora Cobogó/2022), Lázaro Ramos narra os bastidores de seu primeiro trabalho atrás das câmeras, como diretor de cinema. Compartilhando desafios, escolhas criativas e descobertas. Mediação do escritor, criador de conteúdo, apresentador e publicitário Alê Garcia. (Negros Gigantes: As personalidades que me fizeram chegar até aqui, Ed. Latitude/2022)
16h
Sarau Porto Alegre: 250 anos
Local: Espaço Jovem Petrobras
Com Alexandre Brito, Jane Tutikian, Maria Alice Bragança, Cátia Simon, Liana Tim e outros autores dos livros Arca de desejos por Porto Alegre e Ao lado da Ponte Talavera. Das 16h às 17h45min. Promoção: Território das Artes Editora
17h30min
Literatura e o fim do mundo
Local: Auditório Barbosa Lessa
Com Patricia Portela, Altair Martins e Caroline Becker. Como a ficção pode competir ou dialogar com um mundo em que eventos extremos e absurdos são cada vez mais recorrentes? Debatem o tema a escritora portuguesa Patrícia Portela (Hífen, Dublinense/2021), e o escritor Altair Martins (Os donos do inverno, Dublinense/2019). Mediação da professora e pesquisadora sobre distopias Caroline Becker. Evento em parceria com Instituto Camões em Brasília
A programação completa está disponível no site do evento.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
