Porto Alegre na literatura contemporânea

Ketlen Stueber analisa romances de Maria Valéria Rezende, Daniel Galera e Miguel da Costa Franco em que a capital gaúcha é apresentada pela perspectiva de suas tensões sociais

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Uma cidade suja, quente, caótica, violenta e consumida pela exploração imobiliária. Este parece ser o retrato contemporâneo de muitas das maiores cidades brasileiras — inclusive Porto Alegre. A capital gaúcha é apresentada desta forma em três romances analisados por Ketlen Stueber no livro Imaginários urbanos e representações sociais: Porto Alegre na literatura contemporânea, obra editada pela Bestiário e que já está disponível no site da editora (link externo).

Os romances sobre os quais a ensaísta se debruça são: Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende; Imóveis paredes, de Miguel da Costa Franco, e Meia-noite e vinte, de Daniel Galera.

Prêmio Jabuti de Romance Literário em 2015 e semifinalista do Prêmio Oceanos no mesmo ano, o romance de Maria Valéria Rezende foi publicado pela Companhia das Letras e conta a história de Alice, uma professora aposentada que mantinha uma vida pacata na Paraíba, até ser obrigada pela filha a deixar tudo para trás e se mudar para Porto Alegre. Já em Imóveis paredes, lançado pela Libretos em 2015, Miguel da Costa Franco apresenta a história do corretor Eleutério que sofre pressão de uma construtora pela venda de seu imóvel no bairro Rio Branco, na capital gaúcha. Em Meia-noite e vinte, romance lançado pela Companhia das Letras em 2016, Galera conta a história de um grupo de jovens adultos que se reencontra numa Porto Alegre imobilizada pelo famoso e insuportável verão local e pela greve dos ônibus da cidade. Em sua análise, Ketlen Stueber revela uma Porto Alegre fraturada e implacável, repleta de tensões entre o passado e o presente, a riqueza e a pobreza, a memória e o esquecimento.

A autora explica como ocorreu a seleção das obras analisadas em seu trabalho: “O primeiro critério foi o temporal. Encontrei alguns estudos sobre imaginários urbanos e literatura em diálogo com o campo da História, mais especificamente no RS; as obras de Sandra Pesavento foram cruciais para compreender o triângulo entre cidade, literatura e imaginários urbanos. O segundo critério foi subjetivo. As obras precisavam me tocar de alguma forma, como leitora, já que o viés da minha análise volta-se para o plano do simbólico. Sempre amei as obras do Daniel Galera, cada uma é única e sempre me prendem. Então antes mesmo de Meia-noite e vinte chegar nas livrarias eu percebi que era uma obra em potencial. O mais genial da narrativa da Maria Valéria Rezende é que a Porto Alegre que ela apresenta ao leitor transcende os espaços centrais. A Porto Alegre crua, das resistências, do trabalho e da luta pela sobrevivência. Ja o Imóveis Paredes do Miguel da Costa Franco me chamou atenção pelo viés de denúncia. Na voz do personagem está a de todos aqueles que acompanham com indignação a memória arquitetônica da cidade sendo derrubada”, diz.

Sobre a autora
Ketlen Stueber é Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Percorre estudos envolvendo livro, leitura, imaginários urbanos, representações sociais, culturais e políticas. Doutora em Educação em Ciências pela mesma universidade, volta-se também para pesquisas sobre Comunicação Científica e Ciência Aberta, conceitos que interligados oferecem diferentes perspectivas para os processos de escrita, mediação e divulgação do conhecimento. Graduou-se em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em Florianópolis.

Imaginários urbanos e representações sociais: Porto Alegre na literatura contemporânea
Ketlen Stueber
118 p.
R$ 42
Editora Bestiário/Class
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s