Crônicas de um imortal

Reflexões de Carlos Nejar seguem o fio da memória e celebram o passar dos anos

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Diego Lopes/CRL

Autor de romances, poemas, ensaios, contos, críticas literárias, traduções e literatura infantojuvenil, Carlos Nejar é um dos mais profícuos e elogiados escritores de sua geração. Ocupante da cadeira número 4 da Academia Brasileira de Letras e patrono da Feira do Livro de Porto Alegre de 2022, Nejar é reconhecido pela perspectiva poética que nutre a sua escrita, costumeiramente envolta nas tradições e na realidade social dos pampas. Agora, o autor lança-se em reflexões sobre política, religião, literatura e sociedade em mais de cem crônicas que espelham o tempo e a visão de mundo deste autor que é o único representante brasileiro na lista de grandes escritores segundo a Quarterly Review of Literature e um dos dez poetas mais importantes do Brasil de acordo com a revista World Literature Today.

Em Crônicas de um imortal, ou (in)vento para não chorar, Nejar conversa com o leitor e saúda os mestres Olavo Bilac, Mario Quintana, Machado de Assis e tantos outros, enquanto celebra o passar dos anos, enfrenta o peso da perda, reencontra a nostálgica infância e contempla os mistérios do divino. Assumindo um tom de confissão em alguns textos e de ficção em outros, o autor agrupa recortes de toda sua trajetória nestas crônicas que retratam sua experiência de vida.

“Carlos Nejar é um procurador de almas, desperta o espírito de cada coisa ou objeto que toca, na sinestesia da linguagem. Enxerga alma nas pedras, nas árvores, nos cavalos, nos riachos, nas montanhas, misturando o que leu com aquilo que sente”, escreve Fabrício Carpinejar na orelha.

A obra já está disponível pelo site da Record e nas livrarias.

Sobre o autor
Poeta, ficcionista e crítico, Carlos Nejar nasceu em Porto Alegre/RS, em 1939. Ocupa a cadeira 4 da Academia Brasileira de Letras. Pertence à Academia Espírito-Santense de Letras, ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, à Academia Brasileira de Filosofia e à Academia de Letras de Brasília. É detentor de vários prêmios literários, como o Erico Verissimo, o Troféu Francisco Igreja, o Monteiro Lobato e o de Poesia da Associação Paulista de Críticos de Arte. Colaborador de inúmeros jornais e revistas, sendo estudado nas universidades do país, traduzido em várias línguas, é membro do Pen Clube do Brasil. Vive no Rio de Janeiro.

Crônicas de um imortal, ou (in)vento para não chorar
Carlos Nejar
266 p.
R$ 59,90
Bertrand Brasil/Record
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário