Uma vida de muitas páginas

Luiz Mauricio Azevedo celebra 25 anos de carreira na literatura com livros inéditos, presença na FLIP e reedições especiais

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reproduç
ão

O crítico literário, escritor e editor Luiz Maurício Azevedo completará 25 anos de carreira em 2023. Para celebrar a data, foi programada uma série de iniciativas destinadas a lançar luz sobre sua profícua produção. Por isso, retornam agora ao mercado, através da editora Figura de Linguagem, de Porto Alegre, os seguintes títulos anteriormente esgotados: Os mortos (poesia); Pequeno espólio do mal (indicado aos prêmios Açorianos e Odisseia Literária, na categoria Narrativa Longa); Precário (contos); Os idiotas (novela); Em todo caso (novela); e A manipulação das ostras (indicado ao prêmio Açorianos na Categoria Narrativa Longa). Também estão sendo lançados os inéditos: A sociedade da cor: Brasil, país da democracia racial? (infanto-juvenil), pela paulistana Editora de Cultura, e Afromarxismo: fragmentos de uma teoria literária prática (crítica literária), pela Sulina.

“Foram vinte e cinco anos de muita luta e de muito apagamento. Mas como eu sempre digo: invisibilidade não é desaparecimento. Então a gente encarna a Piaf, lava o rosto e se convence de que está tudo pago. De toda sorte, não tenho nenhuma nostalgia”, reflete o autor, que revela, ainda: “Se tivesse que repetir meus passos, teria andado pelos mesmos lugares, sendo eu o tempo todo”.

Confira abaixo a agenda de atividades de Azevedo nos próximos meses.

Dia 26 de novembro, sábado, 19h
Participação na mesa Entrar no bosque de luz , na FLIP. Com Saidya Hartman, Rita Segato e Luiz Mauricio Azevedo. Mediação de Djamila Ribeiro.

21h
Sessão de autógrafos do livro Afromarxismo: fragmentos de uma teoria literária prática na FLIP.

Dia 30 de novembro, quarta-feira, horário e local a definir
Sessão de autógrafos do livro A sociedade da cor: Brasil, país da democracia racial? em São Paulo/SP.

Dia 15 de dezembro, quinta-feira, horário e local a definir
Sessão de autógrafos do livro Afromarxismo: fragmentos de uma teoria literária prática em Porto Alegre/RS.

Dia 4 de março de 2023, sábado, horário e local a definir
Sessão de autógrafos do livro Afromarxismo: fragmentos de uma teoria literária prática em Salvador/BA.

Sobre o autor
Luiz Mauricio Azevedo nasceu em Cascavel/PR, em 1980. É professor, crítico literário e editor de livros. Doutor em Teoria e História Literária, pela UNICAMP. Fez estágio-sanduíche na Rutgers University, sob supervisão de Barbara Foley. Seus textos sobre literatura já apareceram nas revistas Elle, Aplauso, Cult, TAG, Blau; e nos jornais Agora, Folha de S.Paulo, Zero Hora e Correio do Povo. Em 2021, ele venceu o prêmio Açorianos, na categoria Crônica. E recebeu o título de Patrono da Feira do Livro da cidade de Osório. Azevedo é casado com a jornalista Fernanda Bastos, fundadora da Editora Figura de Linguagem e uma das curadoras da edição 2022 da FLIP.

A sociedade da cor: Brasil, país da democracia racial?
Luiz Maurício Azevedo
112 p.
R$ 44,90
Editora de Cultura

Afromarxismo: fragmentos de uma teoria literária prática
Luiz Maurício Azevedo
128 p.
R$ 34,90
Editora Sulina
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário